TAM e LAN unem-se a ONEWORLD

Grupo LATAM Airlines escolhe a oneworldcomo sua aliança global
 
·  A brasileira TAM deixará a Star para filiar-se à oneworld em 2014
· A LAN Colombia também se juntará à oneworld, consolidando os 13 anos de compromisso da LAN com a aliança
· Para os clientes, por enquanto, nada muda e a expectativa é por uma transição tranquila
A principal companhia aérea da América Latina fortalece o status da oneworldcomo primeira opção global entre alianças
 
 
Quinta feira, 7 de março de 2013:  O GrupoLATAMAirlines anuncia a escolha da oneworld® para ser a aliança global para todas as suas companhias aéreas.
 
A decisão,anunciada em uma reunião do Conselho Diretivo da oneworld em Hong Kong, significa que:

·  A brasileira TAM deixará a Star Alliance para filiar-se à oneworld juntamente com sua filial paraguaia. A transição deverá ser concluída durante o segundo trimestre de 2014.
·   LANColômbia, a mais recente empresa da LAN, entrará para a oneworld como membro afiliado no quarto trimestre de 2013.
 
Coma chilena LAN Airlines como membro pleno da oneworld desde junho de 2000 e a LAN Argentina, a LAN Equador e a LAN Peru como membros afiliados , o anúncio traz o principal grupo de companhias aéreas da América Latina para a mesma aliança global, unindo-se a 11 outras companhias líderes de todo o mundo e a 30 de suas afiliadas.

A data exata para a saída da TAM da Star Alliance será anunciada oportunamente. A intenção é que ela se torne parte da oneworld imediatamente após sua saída da Star.
 
O que dizem os CEOs
 
"A filiação à oneworld do Grupo LATAM Airlines, o principal grupo de empresas aéreas da América Latina, representa um marco importante em nossa jornada para estabelecer firmemente a oneworld como a primeira escolha de aliança de companhias aéreas para os viajantes não só nas Américas, mas em todo o mundo. Estamos ansiosos para continuar a trabalhar em estreita colaboração com Enrique e Ignacio Cueto, Damian Scokin e Marco Antonio Bologna e sua equipe, ao recebermos nossos novos amigos da TAM e seus clientes a bordo da principal aliança global de companhias aéreas do mundo," afirma Tom Horton, Presidente do Conselho Diretivo da oneworld e CEO da American Airlines.
 
"Estamos muito satisfeitos que, após uma análise abrangente de opções de alianças, o Grupo LATAM Airlines não só decidiu manter a LAN na oneworld, mas também incluir a TAM, assim com as outras companhias do Grupo, como a LAN Colombia e a TAM Airlines, na aliança. Isso solidifica a duradoura posição de liderança da oneworld na América Latina e oferece uma proposta ainda mais atraente para viajantes internacionais frequentes em todo o mundo. Estamos ansiosos por começar a trabalhar com o Grupo LATAM para garantir uma transição tranquila para a oneworld,” diz Bruce Ashby, CEO da oneworld.
 
"Avaliamos todas as possibilidades e escolhemos a aliança que oferece os melhores benefícios aos nossos passageiros, a melhor conectividade e os melhores produtos, bem como as maiores sinergias para o Grupo LATAM Airlines. Estamos muito felizes com a decisão. Com esta mudança, os passageiros que voarem conosco poderão programar suas viagens em toda a ampla rede de destinos da aliança, que possibilita conexões a partir de qualquer um dos 950 destinos operados pelas companhias membro, incluindo alguns tão exóticos ou distantes como Hong Kong, Kuala Lumpur, Moscou ou Melbourne,” completa Enrique Cueto, CEO da LATAM Airlines Group.
 
"Essa é uma notícia importante para os passageiros da TAM e estamos focados em garantir uma transição suave para a empresa, para nossos parceiros e, o mais importante, para os nossos clientes", afirma Marco Antonio Bologna, CEO da TAM Airlines e da TAM SA. De acordo com Bologna, a TAM “está mudando para uma aliança em crescimento, que tem condições de oferecer as melhores opções de conexão aos passageiros.”
 
O que significa para os clientes
 
O Grupo LATAM Airlinese suas companhias aéreas trabalharão com a Star e a oneworld para assegurar uma transição suave para os clientes.

Quando a TAM passar a fazer parte da oneworld, os 10 milhões de associados do seu programa Fidelidade manterão tanto seu status como todos os pontos acumulados.

Os clientes poderão, então, acumular milhagem e resgatar prêmios em qualquer companhia aérea membro da oneworld e desfrutar de toda a gama de serviços e benefícios da oneworld, incluindo o acesso dos associados top tier a aproximadamente 550 salas vip em aeroportos de todo o mundo.
 
Ao mesmo tempo, os 130 milhões de portadores dos cartões de fidelidade das outras companhias aéreas filiadas à oneworld poderão acumular milhas e resgatar prêmios quando viajarem com a TAM e com a LAN Colombia.

A rede da TAM estará coberta pela gama de tarifas de aliança da oneworld – amais extensa oferecida por qualquer das alianças globais -, que inclui a tarifa volta ao mundo oneworld Explorer, líder de mercado, e também o seu “Visit South America Pass”.

Um programa de comunicação abrangente será implementado para manter os clientes plenamente informados durante o processo de transição de alianças. Até lá, nada muda para os clientes ou para as companhias aéreas.
 
 O que significa para a oneworld
 
A LAN Airlines(Chile) é membro titular da oneworld desde junho de 2000.  Posteriormente foram incluídas a LAN Argentina, a LAN Ecuador e a LAN Peru como membros afiliados.
 
A TAM,que é o principal operador do Brasil, a maior economia da América Latina e o maior mercado de viagens aéreas da região. A TAM atende 60 destinos em 16 países na América Latina, EUA e Europa, com uma frota de 161 aeronaves que realizam 800 partidas diárias, tendo embarcado 37,7 milhões de passageiros em 2011. A TAM adicionará 35 destinos ao mapa da oneworld. Sua filial paraguaia fará a transição para a oneworld no mesmo momento.
 
A LANColombia atende 23 destinos em três países, com uma frota de 20 aeronaves que realizam 113 partidas por dia, tendo embarcado 3,5 milhões de passageiros em 2012. A LAN Colombia adicionará à oneworld 18 destinos na Colômbia.
 
Comtodas as unidades do grupo da principal companhia aérea da América Latina – e a segunda maior companhia aérea do mundo em termos de valor de mercado – voando como oneworld, a aliança desfrutará de uma posição de liderança na América do Sul e em praticamente todos os seus principais centros de negócios, fortalecendo ainda mais a sua posição como a primeira escolha das alianças de companhias aéreas na região e no mundo para os viajantes internacionais frequentes.

Quatro dos membros originais da oneworld – American Airlines, British Airways, Iberia e LAN – atendem hoje um total de sete destinos no Brasil. A TAM ampliará para 42 destinos a cobertura da aliança no país, uma das economias mais promissoras no mundo.

Três dos membros existentes da aliança – American, Iberia e LAN – atendem três destinos na Colômbia. A LAN Colombia estenderá a cobertura da aliança no país para 21 aeroportos.
 
A inclusão daTAM e LAN Colombia na oneworld, a entrada iminente da Qatar Airways e da SriLankan em 2014, e o projeto de fusão, sujeito a aprovações, da American Airlines com a US Airways, a rede oneworld crescerá para mais de 950 destinos em quase 160 países, servidos por uma frota combinada de cerca de 3.300 aeronaves realizando em torno de 13.000 partidas diárias, transportando  480 milhões de passageiros por ano e gerando receitas anuais de perto de US$ 140 bilhões.
 
O anúncio, resultado da revisão completa realizada pelo Grupo LATAM Airlines de sua estratégia de alianças, acontece no momento em que a oneworld passa pelo sua maior expansão em cinco anos, com a entrada das seguintes companhias aéreas:
 

·  airberlin, a sétima maior empresa aérea da Europa, em março de 2102;
·  Malaysia Airlines, uma das empresas aéreas mais frequentemente premiadas do Sudeste Asiático, em 1º de fevereiro de 2013;
· QatarAirways no próximo ano, como o primeiro dos três grandes operadores do Golfo a participar de qualquer aliança global de companhias aéreas;
· SriLankanAirlines, também no próximo ano, como a primeira companhia aérea do subcontinente a participar de qualquer aliança global de companhias aéreas;
· A proposta transição da US Airways da Star para a oneworld, ao unir-se com a American Airlines, membro fundador da oneworld, como parte de sua planejada fusão sujeita às necessárias aprovações.
 

 O que significa para a LATAM
 
Com o acordo, a oneworldproporciona ao Grupo LATAM Airlines parceiros que são os principais operadores entre a América do Sul e a do Norte, a América Latina e Europa, além das principais conexões para os turistas latinoamericanos: os hubs da American Airlines de Miami e Nova York, Madrid com a sede Iberia e Londres com a British Airways.

A alinça conta com as companhias aéreas líderes de todas as principais regiões do mundo – como a American Airlines na América do Norte; airberlin, British Airways, Finnair, Iberia Airlines e S7 na Europa; Royal Jordanian e o futuro membro Qatar Airways no Oriente Médio; e Cathay Pacific, Japan Airlines, Malaysia Airlines, Qantas e o futuro membro SriLankan Airlines na Ásia-Pacífico, além de aproximadamente30 afiliadas.

A oneworld é a atual detentora de três dos cinco principais prêmios internacionais de alianças de companhias aéreas – recebeu pelo terceiro ano consecutivo o premio de Melhor Aliança de Companhias Aéreas no GT Tested Reader Survey 2012 Awards da Global Traveler;pelo décimo ano consecutivo o prêmio de Líider Mundial de Aliança de Companhias Aéreas no 2012World Travel Awards; e manteve o título da Melhor Aliança do Mundo na segunda premiação realizada em 2012 pela Business Traveller da Austrália. Recentemente, estreou na premiação do Flight Stats On-Time Performance Awardcomo a aliançacujos membros tiveram o melhor registro de desempenho em pontualidade em 2012.
 
Sobre LATAM Airlines Group
 
LATAMAirlines Group SA (Bolsa de Valores de Santiago: LAN / NYSE: LFL / Bovespa: LATM11) é o novo nomedado à LAN Airlines SA como resultado de sua fusão com a TAM SA. O LATAM Airlines Group SA agora inclui a LAN Airlines e suas subsidiárias no Peru, Argentina, Colômbia e Equador e também LAN Cargo e suas subsidiárias, bem como TAM SA e suas subsidiárias TAM Linhas Aéreas SA, e suas unidades de negócios TAM Transportes Aéreos del Mercosur SA, TAM Airlines (Paraguai) e Multiplus SA. Cada uma de suas companhias aéreas continuarão a operar sob suas marcas e identidades atuais. Esta associação cria um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em termos de conexões de rede, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 150 destinos em 22 países e serviços de carga para cerca de 169 destinos em 27 países, com uma frota de 319 aeronaves. Ao todo, o LATAM Airlines Group SA tem mais de 55.000 funcionários. Suas ações são negociadas em Santiago, assim como na New York Stock Exchange sob a forma de ADRs e na Bolsa de Valores de São Paulo sob a forma de BDRs.
 
Sobre oneworld
 
A oneworldé uma aliança de companhias aéreas líderes mundiais comprometidas com proporcionar o mais alto nível de serviço e conveniência aos viajantes frequentes internacionais. As companhias aéreas associadas do oneworld trabalham juntas para oferecer uma experiência consistentemente superior e perfeita de viagem, com privilégios e recompensas especiais para os passageiros frequentes, tais como acumular e resgatar milhas e pontos em toda a rede da aliança. Passageiros top tier (Emerald e Sapphire) têm acesso a cerca de 550 salas vip nos aeroportos. Os viajantes mais regulares (Emerald) também podem utilizar as vias rápidas de fiscalização em certos aeroportos e se beneficiar de tolerância adicional de bagagem.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter