Coreia do Sul cria bomba guiada por GPS para seus aviões de combate

A Coreia do Sul desenvolveu uma nova bomba para aviões de combate equipada com sistema GPS que permite atingir com precisão alvos a longa distância de dia e de noite, informou nesta segunda-feira a agência estatal de desenvolvimento de armamento.

"A nova bomba demonstra que a Coreia do Sul é capaz de desenvolver com sua própria tecnologia um sistema de armas para seus combatentes", disse Lee Dae-yeol, pesquisador-chefe da Agência para o Desenvolvimento de Armamento (ADD, na sigla em inglês), em declarações publicadas pela agência local Yonhap.

O dispositivo sul-coreano de ataque guiado, cujo peso chega aos 225 kg, foi desenvolvido conjuntamente durante cinco anos pela ADD e outras 20 empresas de defesa, que investiram 40 bilhões de wons (US$ 37,8 milhões) no projeto.

Com este dispositivo, os aviões de combate sul-coreanos poderão atingir nas 24 horas do dia, independentemente da luminosidade, alvos a longa distância, inclusive se estes estiverem escondidos atrás de obstáculos, assegurou a ADD, que informou que algumas das bombas já foram instaladas nos aviões.

O pesquisador, que não detalhou o alcance dos novos projéteis, comentou que o novo sistema de armas de última geração dará aos aviões de combate mais velhos do país, entre eles os modelos F-4 e F-5, uma maior eficiência de ataque.

O Governo da Coreia do Sul aumentou seus esforços para reforçar suas capacidades de defesa nos últimos dois anos devido à constante tensão de suas relações com a Coreia do Norte, especialmente elevada desde 2010.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter