14 de Junho, 2022 - 09:00 ( Brasília )

Aviação

EEAR realiza encerramento do Curso de Preparação de Instrutores

O objetivo é capacitar militares e civis para o desempenho de tarefas quanto a gestão de instrutores

Tenente William E Tenente Flora

A Escola de Especialista da Aeronáutica (EEAR), sediada em Guaratinguetá (SP), realizou no dia 02/06, a Cerimônia de Encerramento do Curso de Preparação de Instrutores (CPI), do ano de 2022. A solenidade foi presidida pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues e contou com a presença do Chefe da Assessoria de Governança, Coronel Intendente César Fernandez dos Santos, do Chefe da Subdivisão de Execução, Major Especialista em Comunicações Carlos Rogério de Sousa Brizon, além de Oficiais, professores e instrutores da Organização Militar.

O CPI tem por objetivo capacitar militares e civis para o desempenho de tarefas quanto a gestão de instrutores, apresentando metodologias de preparação de documentos de ensino e técnicas para exposição oral.

O Curso de Preparação de Instrutores foi realizado na modalidade presencial com o total de 160 tempos de aula. Neste período, os 30 instrutores abordaram conteúdos com temas pedagógicos, documentação de ensino da Aeronáutica e, principalmente, atividades práticas para ambientação do instrutor como docente. 

O Comandante da EEAR enfatizou que a conclusão do CPI marca o encerramento de mais uma meta de elevação do nível de capacitação do pessoal da Força Aérea. “Agrada-me vê-los concluir essa etapa no aperfeiçoamento de suas habilidades, sobretudo, por ter a certeza de que, a partir de agora, cada um dos senhores e senhoras será um vetor de inovação e de estímulo à qualidade do ensino”, destacou o Oficial-General.

A Coordenadora do Curso, Tenente Pedagogia Telma Tamira Gomes Wenceslau, falou sobre a importância do curso. “O CPI visa a formação de instrutores conscientes da importância de aspectos profissionais, tais como postura em sala de aula, respeito à tarefa de mediar a construção do conhecimento e o bom desempenho profissional, uma vez que são fundamentais para o bom desenvolvimento do discente. Boas práticas devem contribuir e incentivar aqueles que buscam no curso recursos para o seu aperfeiçoamento profissional e pessoal”, ressaltou a Oficial.

No total, 56 militares, dentre Oficiais e Graduados, pertencentes ao efetivo da EEAR e de outras Organizações Militares da Força Aérea Brasileira, receberam o Certificado de Conclusão de Curso.

A Sargento Alessandra Bernardes Prado Schwab, da EEAR, alcançou a primeira colocação da turma e recebeu uma homenagem do Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Mioni, por ter se destacado. “O curso me abriu novos horizontes, hoje tenho certeza do tipo de instrução que quero ministrar para contribuir com a formação dos futuros Sargentos da Força Aérea Brasileira. Os instrutores, durante as aulas, transmitiram conhecimento que levarei para vida e que serviu para acrescentar no meu crescimento profissional”, disse.

Durante a cerimônia, os alunos homenagearam o Suboficial Peter Wilson Ribeiro Faxas, destacando seu companheirismo, espírito de corpo, dedicação e principalmente pelos ensinamentos no decorrer das aulas. “Foi o melhor curso que realizei na FAB. Professores empáticos e profundamente comprometidos com a arte de ensinar”, falou o Suboficial emocionado.

Fotos: Soldado Eliabe / EEAR