Base Aérea de Fortaleza sedia III Jornada Cearense de Foguetes

Aspirante Maisa E Tenente-Coronel Rocha

A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) sediou, no último sábado (14/05), a III Jornada Cearense de Foguetes (JCF), evento realizado pela Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o 14° Grupo Escoteiro do Ar Brigadeiro Eduardo Gomes (14º GEABEG) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).  A abertura da III JCF contou com a presença do Organizador Geral do Evento, Professor Doutor Ednardo Rodrigues e do Comandante da BAFZ, Tenente-Coronel Aviador Lauro Luiz de Freitas Filho.

Em seu discurso, o Tenente-Coronel Aviador Lauro discorreu sobre a importância da participação da BAFZ no evento. “Quero externar que é uma honra receber um evento dessa relevância,  ver nessa juventude a vontade de crescer, de estudar, de chegar a um objetivo e realizar um sonho. E eu estou aqui para incentivá-los e motivá-los a buscarem tais sonhos, em seguirem nessa caminhada para alcançar vossos objetivos”, disse.

Sobre a JCF

A JCF visa a divulgação científica com ênfase na disseminação da Astronáutica. Nessa III edição, participaram alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), do Ensino Médio (1º ao 3º ano) e escotistas em grau de ensino equivalente. Durante a Jornada, os jovens devem construir foguetes de garrafa PET e obter o maior alcance possível. Os lançamentos foram realizados por mais de 60 equipes de escolas públicas e particulares do Ceará. Na ocasião, também foram realizadas palestras sobre carreiras no setor aeroespacial, com ênfase na participação feminina no setor. 

De acordo com o Organizador Geral do Evento, Professor Doutor Ednardo Rodrigues, diferente de outros eventos esportivos, a JCF valoriza muito mais a cooperação do que a competição. “No evento de hoje podemos ter o próximo astronauta brasileiro ou o Ministro da Ciência e Tecnologia. Aqui eles lançam os foguetes para obter o maior alcance. Porém, traz um ensinamento básico para nossas vidas de que juntos chegaremos mais longe”, explicou.

O Professor Douglas Holanda, da Escola Figueiredo Correa, localizada no município Iracema (CE), falou sobre o interesse dos alunos em participar do evento. “Na etapa escolar, participaram na nossa escola mais de 50 alunos, e dessas equipes selecionamos os melhores lançamentos para participar da JCF. Hoje temos seis equipes da nossa escola. Esse tipo de evento motiva os alunos, trabalha conhecimentos multidisciplinares de matemática, física, química e colabora para que eles aprendam na prática o que é passado na sala de aula”, finalizou.

Escolas Destaques

Dentre os destaques dos lançamentos, duas escolas quebraram o recorde cearense, que era de 243 metros: Colégio Sete de setembro, que obteve o lançamento com o maior alcance, atingindo 290 metros, e o Colégio Farias Brito, com 271 metros.

Além das condecorações, lançamentos e palestras ocorridas no evento, a JFC é uma seletiva para a Jornada de Foguetes em Barra do Piraí (RJ), sendo consideradas classificadas as equipes do Ensino Médio que obtiveram alcance acima de 100 metros em seus lançamentos e que estejam inscritas na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Força Aérea Brasileira participa da SpaceBR Show, em São Paulo (SP)

Tecnologia, controle e inovação! Assim começou a segunda edição da SpaceBR Show, que ocorre até esta quinta-feira (19/05), no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São  Paulo (SP). A abertura da Feira de tecnologia contou com a presença de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasília (FAB), que representaram o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), bem como grandes empresas de tecnologia e processamento de dados.

Com um estande de 28 metros quadrados, a FAB expõe maquetes de satélites e de veículos lançadores, evidenciando o poder tecnológico que é desenvolvido pelas Organizações Militares responsáveis por esse setor. Neste sentido, ressaltando a presença da FAB na SpaceBR Show, o Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta falou sobre essa missão da Força Aérea relacionada aos assuntos aeroespaciais e também da importância do trabalho desenvolvido pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). “O nosso objetivo é colocar o CLA à disposição do mundo, para que os mais variados lançamentos possam ser realizados em um local de referência mundial. Estarmos aqui é de extrema importância para que possamos fomentar a indústria aeroespacial e, ao mesmo tempo, ficarmos a par das novidades do setor”, explica.

O Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, evidenciou o trabalho desenvolvido pela Força Aérea nas questões tecnológicas, mostrando que a participação em fóruns como este dá a oportunidade de integração com o público externo e também com empresas do setor. “Como órgão central do sistema de inovação da FAB, aproveitamos esse fórum para a troca de experiências e ideias em um momento em que o futuro passa, necessariamente, pelo melhor uso do espaço. A FAB tem que estar sempre na linha de frente, seja apoiando a indústria ou participando da integração de projetos para buscarmos o desenvolvimento de soluções tecnológicas, que é a missão do DCTA”, argumenta.

Organizada pelo MundoGEO, a Feira teve o apoio estratégico da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), parceiro da Força Aérea. O Ministro do MCTI, Paulo Alvim, ao visitar o estande da FAB, falou sobre todos os anos de trabalho realizado entre os órgãos. “Hoje a transversalidade entre diversas tecnologias nos permitem desenvolver ações e muitas delas são vinculadas ao Comando da Aeronáutica. Assim, trabalhamos em conjunto com a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, o que chamamos de interoperabilidade entre as Forças, para que possamos desenvolver tecnologia de ponta em prol de toda a sociedade”, concluiu.

Novidades da SpaceBR

A Força Aérea Brasileira levou para Feira as principais novidades relacionadas ao lançamento de satélites e de veículos lançadores, dentre eles, destaca-se o VSB-30, um dos melhores foguetes de gravidade que existe atualmente no mundo, estando agora em processo de transferência para a indústria.

Houve ainda a apresentação do VS-50, o primeiro estágio do Veículo de Lançamento de Microssatélites (VLM), que já passou por teste de lançamento no ano de 2021 e que passará por novos lançamentos na torre de Alcântara, sendo o primeiro foguete a ser lançado do local, após a reativação da Torre de Lançamento. “Após o lançamento do VS-50, estaremos muito perto de lançar o VLM, que será o primeiro microssatélite a ser lançado no país. Com a SpaceBR, podemos mostrar as raízes da FAB e quais são nossos objetivos, salientando o que temos feito para alcançar o que almejamos. É uma mistura de passado, presente e futuro”, falou o Chefe do Centro Espacial do Instituto Tecnológico  de Aeronáutica (ITA), Major Aviador Pedro Kukulka de Albuquerque.

Saldo positivo

Em seu primeiro dia, o estande da Força Aérea recebeu a visita de mais de três mil pessoas, dentre elas, destaca-se a presença do estudante, mestrando em Ciências Aeroespaciais, Thiago dos Santos Dias, que parabenizou a FAB por participar de feiras como essa e, assim, legitimar os princípios defendidos e o trabalho desenvolvido pela Força. " Um estande desse na feira é de suma importância para evidenciar participação da FAB em operações rotineiras. Isso ressalta ainda mais a Força Aérea”, relatou.

Fotos: Suboficial Nery/ CECOMSAER e Soldado Oliveira / BAFZ

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter