Diretor-Geral do DCTA realiza reuniões para ampliar parcerias

Tenente Isabele E Tenente Larissa Santos

Reunião com AEITA e INVOZ

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, recebeu na última terça-feira (26/04), o Presidente da Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), Rafael Antônio da Silva Rosa e a Diretora-Presidente Executiva do Integrando Vozes para o Futuro (Invoz), Neide Pereira Pinto e Diretores. O intuito do encontro foi destacar as relações já existentes entre o DCTA e as duas instituições, bem como apresentar as perspectivas para o futuro.

Segundo o Tenente-Brigadeiro Medeiros, o DCTA busca, constantemente, manter as pontes estabelecidas com as instituições parceiras, a fim de incrementar o cluster aeroespacial existente em São José dos Campos (SP).

O Presidente da AEITA ressaltou a importância de aumentar a interação entre as instituições e aproveitou a oportunidade para apresentar projetos direcionados aos alunos do ITA, como o programa de bolsa que completou dez anos de existência, cujo objetivo é colaborar com os alunos em vulnerabilidade e a contribuição para a manutenção do alojamento dos estudantes (H8). Rafael finalizou afirmando que a associação está à disposição para ajudar e trabalhar de forma sinérgica com o DCTA.

A Diretora-Presidente do Invoz destacou que o principal papel da Instituição é preservar e divulgar o legado do precursor da indústria da aeronáutica no Brasil, que é o Dr. Ozires Silva. “O Invoz tem como política interna criar um compromisso junto às decisões do DCTA para estarmos sempre em harmonia no relacionamento”, explicou Neide, salientando que um dos sonhos do Invoz é criar um acervo com a história da aviação para o público, escolas e professores para inspirar a nova geração.

Sobre a AEITA

Fundada em 1964 com a denominação de Associação dos Antigos Alunos do ITA (AAAITA), é uma entidade que agrega e representa os engenheiros graduados pelo ITA nos termos do seu Estatuto. Uma das missões é promover a aproximação intelectual, social, profissional e a mútua cooperação entre os seus sócios, defendendo e protegendo suas prerrogativas.

Sobre o Invoz

O Integrando Vozes para o Futuro é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2017. Reúne pessoas e empresas com expertises diversas, dispostas a somar forças e doar conhecimentos. O mentor da organização é o presidente de honra do Conselho de Administração, Ozires Silva, também fundador e ex-presidente da Embraer.

O Invoz inicia 2022 com importantes realizações em seus três pilares: educação, empreendedorismo e cultura, além disso se prepara para novos desafios.

Os projetos estão alinhados com os propósitos da organização e visam o bem comum da sociedade, o apoio às empresas do setor aeronáutico, a defesa e conservação do patrimônio cultural, histórico e artístico aeroespacial brasileiro.

Diretor-Geral do DCTA e Diretor do Parque Tecnológico

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, recebeu o Diretor do Parque Tecnológico São José dos Campos, Jeferson Cheriegate. Na ocasião, também, se fizeram presentes o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Diretor de Desenvolvimento de Negócios,  Marcelo Nunes e o Diretor de Operações, Sérgio Buani.

Durante a reunião foi apresentado ao Diretor-Geral do DCTA a história do Parque Tecnológico, suas principais atividades e o papel relevante desempenhado junto às empresas e instituições vinculadas a ele. Além disso, foram discutidas as oportunidades de negócios, no que concerne as possíveis parcerias e acordos de cooperação entre os setores público e privado. “Temos muito para progredir e crescer, e a cidade de São José dos Campos (SP) abre uma janela de oportunidades para isso. Trata-se de um momento relevante para a construção de modelos de negócios, que possibilite conectar empresas capazes de transformar pesquisa em produtos e serviços para a nação”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

O Parque Tecnológico São José dos Campos nasceu, em 2005, a partir da história e evolução tecnológica da cidade, que teve seu desenvolvimento e industrialização ligado à criação do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), em 1946, bem como do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que mais tarde culminou na criação da Embraer, em 1969. Com esse viés totalmente voltado para a inovação, o Parque Tecnológico tornou o principal representante da frente tecnológica da cidade e o DCTA têm buscado a participação da indústria para o desenvolvimento de suas capacidades.

Para o Diretor do Parque Tecnológico, a reunião é uma oportunidade de realizar alinhamento estratégico entre ambas as organizações. “Temos um momento histórico para conectar todo o desenvolvimento tecnológico que é feito dentro do DCTA com tudo o que o Parque Tecnológico consegue fazer e alinhar essas duas agendas para que o Parque possa contribuir com a missão da Força Aérea Brasileira”, finalizou.

Com colaboração das Aspirantes Priscila e Carolina – Fotos: Soldado J. Alves / DCTA

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter