Base de Recepção de Veteranos sob nova direção

Major Oliveira Lima

Foi realizada, no dia 16/02, a cerimônia militar de passagem de Direção da Base de Recepção de Veteranos (BREVET). Na ocasião, o Coronel Intendente César Fernandez dos Santos transmitiu o cargo de Diretor à Coronel Intendente Elaine Plaza Montenegro. A solenidade aconteceu no Salão Nobre da BREVET, localizado no Campo dos Afonsos (RJ), e foi presidida pelo Diretor de Administração da Aeronáutica (DIRAD), Major-Brigadeiro Intendente Mauro Fernando Costa Marra.

O Major-Brigadeiro Marra reconheceu o trabalho realizado pelo Coronel César e desejou sorte à Diretora substituta em sua nova jornada à frente da gestão da BREVET.

Em seu discurso de despedida, o Coronel César destacou os trabalhos executados pelo seu efetivo durante o período que comandou a BREVET. “Todas as conquistas e avanços somente foram possíveis graças ao trabalho, dedicação e profissionalismo de todo o nosso efetivo”, destacou.

Participaram, ainda, do evento o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior; o Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky; o Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Fernando Cesar da Costa e Silva Braga; o Vice-Almirante Celso Barbosa Montenegro; além de Comandantes, Chefes e demais Diretores de Organizações Militares.

Nova Diretora

A Coronel Elaine Plaza é natural da cidade do Rio de Janeiro, ingressou na Academia da Força Aérea (AFA) em 1º de fevereiro de 1996, sendo promovida ao atual posto em 31 de agosto de 2021.

Possui os cursos: MBA em Gestão Pública pela Universidade Federal Fluminense; MBA em Finanças Públicas e MBA em Planejamento e Gestão Estratégico pela Fundação Getúlio Vargas. Entre os principais Cargos exercidos estão o de Chefe da Divisão de Análise e Normas do Pagamento do Pessoal, na Subdiretoria de Pagamento de Pessoal; Chefe da Seção de Finanças, na Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica; Chefe da Divisão de Finanças, na Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa; e, o mais recente, Adjunto da Assessoria de Logística, Patrimônio e Finanças, no Gabinete do Comandante da Aeronáutica.

Sobre a BREVET

A Base de Recepção de Veteranos é uma Organização do Comando da Aeronáutica subordinada à DIRAD. Fundada em 23 de março de 1962, ainda como Pagadoria de Inativos e Pensionistas da Aeronáutica, passou a ter a atual nomenclatura, através da Portaria nº 126/GC3, de 30 de julho de 2021, publicada no Boletim do Comando da Aeronáutica nº 142, de 3 de agosto de 2021. A BREVET tem por finalidade efetuar o apoio administrativo, a operacionalização e a coordenação do pagamento dos proventos aos militares veteranos e ao pessoal civil aposentado do Comando da Aeronáutica, bem como das pensões aos pensionistas de militares e de civis, em sua área de jurisdição, compreendendo Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, excluindo apenas os vinculados que são assistidos pelas Organizações Militares de Barbacena e Lagoa Santa.

Fotos: Sargentos Juliana e Guimarães / BREVET

 

Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar recebe Título de Cidadão Honorário¹

A Câmara Municipal de Barbacena realizou no dia 21/02, no Salão Nobre da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), a solenidade de entrega do Título de Cidadão Honorário de Barbacena ao Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça. A cerimônia foi presidida pelo Presidente da Câmara, o Vereador Nílton Cézar de Almeida, e contou com a presença de Vereadores, Oficiais e familiares do homenageado.

O Orador da sessão solene foi o Pastor Ewerton José Duarte Horta Júnior, que foi um dos responsáveis pela indicação do Brigadeiro Daniel ao título e, em seu discurso, destacou a importância da Nascente do Poder Aéreo – como é conhecida a EPCAR –, na história da cidade e na formação dos cidadãos que entregam ao Brasil; bem como, a forte ligação do homenageado com a cidade. “Hoje nós prestamos esta justa homenagem porque o senhor cumpriu os valores fundamentais e, agora, assume o compromisso de defender, acreditar e amar nossa querida Cidade das rosas e das flores”, disse.

O Comandante da EPCAR, ao receber a homenagem falou sobre o amor à cidade e tudo que nela viveu. “Eu gostaria de garantir a cada um dos senhores vereadores, que terão um defensor ferrenho desta cidade, aliás, já o tem, mas agora de fato e de direito. Esse momento eu jamais esquecerei, guardarei para sempre em meu coração! Muito obrigado a todos os senhores. Obrigado, Barbacena!” disse o Oficial-General.

Título

Conforme registro no Regimento Interno da Câmara Municipal de Barbacena, a honraria de Cidadão Honorário de Barbacena tem por objetivo premiar as pessoas físicas, nacionais ou estrangeiras, que pelos serviços e méritos excepcionais prestados ao município, tornaram-se merecedoras de reconhecimento.

¹por Sargento Júlio Fonseca E  Major Oliveira Lima – Fotos: Sargento Valentim/ Seção de Comunicação Social – EPCAR

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter