Caças furtivos F-35 e F-117 são vistos com pinturas misteriosas

Viralizou entre os amantes de atividades bélicas algumas imagens curiosas dos caças F-117 e F-35, dois dos mais icônicos aviões de combate dos Estados Unidos. Pelas imagens, é possível ver que ambos estão pintados com cores pouco usuais para seus padrões, o que levanta suspeitas.

Chamado de "Nighthawk", o F-117 foi flagrado com um revestimento espelhado na região de Eukera Dunes, famosa área de exercícios militares na Califórnia. Foi a primeira aparição do bombardeiro furtivo em anos.

Mesmo sendo um caça furtivo e naturalmente alvo de experimentos, chama a atenção que, neste caso, trata-se de uma aeronave já aposentada, fora de atividade desde 2008. Já o modelo de F-35 flagrado foi o Lightning II, um dos mais avançados caças furtivos em atividade, parece ter recebido o mesmo tratamento de pintura reflexiva.

Geralmente, a Marinha dos Estados Unidos informa o público sobre testes desse grau, mas a utilização de um modelo já aposentado gerou dúvidas em entusiastas e especialistas.

Recentemente, um F-22 também foi visto testando essa pintura, indicando que pode ser algum experimento químico mais avançado.

Fabricado pela Lockheed Martin, cada F-35 Lightning II custa em torno de US$ 110 milhões sem os motores, que devem ser equipados à parte dependendo da necessidade dos clientes.

Fonte: Canaltech

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter