26 de Janeiro, 2022 - 09:09 ( Brasília )

Aviação

Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico tem novo Diretor

Na ocasião, também aconteceu a cerimônia militar alusiva à passagem do cargo de Diretor do Centro Logístico da Aeronáutica

Tenente Wanessa Liz E Capitão Alcoforado

A Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) realizou, nessa segunda-feira (24/01), a cerimônia de passagem de direção do Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior ao Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos. Além disso, aconteceu a passagem de cargo de Diretor do Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG), do Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos ao Coronel Intendente Marconi Bentes Mangabeira Rocha Junior.

A solenidade contou com a presença do Ministro da Defesa Substituto e Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, dentre outras autoridades civis e militares.

Os atos de passagens de cargo foram presididos pelo Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic. "Hoje é um dia muito importante para o Comando-Geral de Apoio (COMGAP). É dia de renovação do comando de duas Organizações estratégicas para a Logística da FAB: o CELOG e a DIRMAB.

Vale ressaltar que o Brigadeiro Rodrigo está fechando mais um ciclo vitorioso de sua carreira, aguardando a merecida terceira estrela do generalato. Enquanto isso, o Coronel Marconi está de volta à Logística, onde deixou marcas expressivas em períodos anteriores, com um trabalho sério, competente e sempre muito bem embasado em conhecimentos sólidos", pontuou.

Passagem de cargo da DIRMAB

A Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico tem como objetivo fornecer o apoio de suprimento e de manutenção de aeronaves, de forma efetiva e econômica, aos usuários dos Sistemas de Material Aeronáutico e de Material Bélico da Força Aérea Brasileira (FAB), de forma a garantir o pronto emprego dos meios aeroespaciais nas operações militares, em tempo de paz e de guerra.  

Ao deixar o cargo, o Major-Brigadeiro Madureira agradeceu pelo período que esteve à frente da DIRMAB. "A partir de hoje, vocês estarão sob nova liderança, do novo Diretor, Brigadeiro Rodrigo, que reúne todas as ferramentas para continuar o trabalho realizado por nossos antecessores, desde a criação desta Diretoria, em 1941", acrescentou o Oficial-General.

Para o novo Comandante, o momento é de gratidão. "Sinto-me recompensado por esse desafio que vou enfrentar a partir de agora e ciente das responsabilidades tão importantes da função dentro da FAB. Espero honrar com essa confiança que o Comandante depositou em mim, e que o Sistema de Material Aeronáutico e Bélico consiga prestar os meios que a Força Aérea precisa para o preparo e o emprego, cumprindo, assim, a sua missão institucional", disse o Brigadeiro Rodrigo.

Centro Logístico da Aeronáutica  também tem novo diretor

O Centro Logístico da Aeronáutica tem por finalidade executar as atividades de aquisição de material e de serviços, bem como a nacionalização do material aeroespacial e dos equipamentos de apoio necessários ao preparo e ao emprego da Força Aérea Brasileira.

Ao despedir-se da função, o Brigadeiro Rodrigo falou sobre o período que esteve a frente da Unidade: "No CELOG, foi perseguida a excelência nos processos, contribuindo para o suporte logístico da FAB. Ao passar a Direção do CELOG ao Coronel Intendente Marconi, desejo que ele realize tudo que for possível, continue contando comigo na esquadrilha e cumpra a orientação do nosso Comandante: Seja feliz", concluiu o Oficial-General.

Já o novo Diretor do CELOG, Coronel Marconi, comentou: "Assumir o Centro Logístico da Aeronáutica é um desafio enorme, mas é um estímulo também muito grande, porque é uma organização de suma importância para o Comando Logístico e Comando-Geral de Apoio, e nos próximos dois anos, nós iremos fazer o nosso melhor para que possamos atender os objetivos planejados pelo nosso Comando Superior, que prepara a Força Aérea com os meios logísticos", concluiu.

Fotos: Sargento Figueira / CECOMSAER