21 de Janeiro, 2022 - 09:00 ( Brasília )

Aviação

Centro de Inteligência da Aeronáutica tem novo Comandante

Solenidade ocorreu nesta quarta-feira (19), em Brasília (DF)

Aspirante Eniele Santos, Tenente Flávia Rocha E Major Oliveira Lima

Foi realizada, nesta quarta-feira (19/01), a cerimônia militar de transmissão do cargo de Chefe do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER) e despedida do serviço ativo do Brigadeiro do Ar Marcos dos Santos Silva. A solenidade aconteceu no Espaço Força Aérea, em Brasília (DF), e foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. No evento, o Brigadeiro do Ar Marcos dos Santos Silva passou a Chefia do CIAER ao Brigadeiro do Ar Rodrigo Gibin Duarte. A Unidade tem a missão de prover conhecimentos de Inteligência, com oportunidade e credibilidade, ao Comandante da Aeronáutica e a todos os níveis decisórios da Aeronáutica.

A cerimônia contou com a participação de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira (FAB), entre eles: o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Vice-Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta; o Chefe de Gabinete do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Major-Brigadeiro do Ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto; o Diretor de Economia e Finanças da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica.

Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior destacou a importância da atividade de Inteligência. “É um meio de reforço estratégico, produzindo conhecimentos e analisando situações sob diversos enfoques com vistas ao fiel assessoramento do planejamento estratégico das grandes corporações.”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica.

Em seu discurso de despedida, o Brigadeiro M. Santos destacou que após 38 anos de ingresso na FAB, despede-se do serviço ativo com o sentimento de vitória e dever cumprido, por ter sempre se dedicado a fazer o melhor, qualquer que fosse a missão designada. “Estive integralmente disponível para a Força Aérea Brasileira, não só no tempo, mas também no espaço. E, de forma especial, agradeço ao efetivo do Centro de Inteligência da Aeronáutica, Soldados do Silêncio, pelas inúmeras demonstrações de profissionalismo e dedicação, contribuindo para o engrandecimento da Força”, pontuou.

Novo Comandante

O Brigadeiro Gibin é natural da cidade de Bauru (SP) e ingressou na Força Aérea Brasileira em 1º de fevereiro de 1990, tendo sido declarado Aspirante a Oficial Aviador em 26 de novembro de 1993 e promovido ao atual posto em 31 de julho de 2021.

Realizou todos os cursos acadêmicos, de carreira e ainda: Especialização em Relações Internacionais, pela Universidade de Brasília; Especialização em Inteligência Estratégica – pela Escola Superior de Guerra –; Mestrado em Analista de Inteligência – pela Universidade Rey Juan Carlos, em Madrid.

Além disso, participou de cursos de extensão em Alta Gestão Executiva – pelo Centro Universitário de Lins; e Especialização de Altos Estudos em Defesa – pela Escola Superior de Guerra. Possui mais de 2.500 horas de voo e cinco condecorações nacionais.

Vídeo: Sargento T .Coutinho e Sargento Chagas/CECOMSAER - Fotos: Sargento Müller e Sargento Mônica/CECOMSAER