Suporte, Atuação e Avanços Tecnológicos

Tenente Wanessa Liz E Major Oliveira Lima

O Dia da Tecnologia da Informação da Aeronáutica é comemorado no dia 1º de dezembro pela Força Aérea Brasileira (FAB). A data é uma alusão à criação do Centro de Informática e Estatística do Ministério da Aeronáutica (CINFE), em 1º de dezembro de 1983.

As iniciativas voltadas para a consolidação de uma Força Aérea mais digital passam pelo reconhecimento das conquistas alcançadas pelos profissionais civis e militares, os quais, desde meados da década de 1960, dedicam-se ao trabalho nessa atividade fundamental para o futuro.

A Tecnologia da Informação é uma das áreas que mais crescem em desenvolvimento, com profissionais capacitados para gerir projetos na área da tecnologia com o foco central no gerenciamento de informações, criando e distribuindo-as em redes de computadores, envolvendo banco de dados, redes, engenharia de hardwares e softwares, informática e análises.

Por isso, o profissional de TI tem atuação estratégica na Força Aérea Brasileira (FAB). Suporte, atuação e avanços tecnológicos O papel do Sistema de Tecnologia da Informação (STI) é suportar, por meio da Tecnologia da Informação, as atividades finalísticas (ou atividades fins), bem como as de apoio, com o intuito de agregar valor, ou até mesmo viabilizar tais atividades, com vistas ao cumprimento das missões constitucionais da FAB.

Atualmente, a área de TI possui várias especialidades como infraestrutura, segurança, suporte, desenvolvimento de software entre outras, as quais precisam de constante capacitação, em função da contínua evolução tecnológica.

É importante destacar que tal evolução faz com que novas tecnologias surjam mais cedo que o esperado, demandando que o STI acompanhe e estude novas áreas de interesse do Comando da Aeronáutica, sob o risco da perda da próxima grande revolução tecnológica. Como exemplo a Inteligência Artificial e a sexta geração de redes de telecomunicações, o 6G.

A tecnologia evolui ao longo da humanidade, trazendo riscos e mudanças. Com a TI não é diferente. “A chegada do KC-390 Millennium e do F-39 Gripen colocaram a FAB em um ambiente de estado da arte, de modo que este desafio é tratado por meio de um robusto processo de planejamento no STI, restrito acompanhamento desses projetos mais tecnológicos, capacitação e grupos de trabalho multidisciplinares”, destaca o Coordenador de Governança de TI da DTI, Coronel Aviador Gustavo Costa da Silveira.

Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica O Major-Brigadeiro Engenheiro Tércio Pacitti é o Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica, responsável pela concepção e implementação da tecnologia da Informação no COMAER e no País.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter