FAB participa de Feira Internacional de Defesa e Segurança em Brasília

Tenente Cristiane E Major Oliveira Lima

A Força Aérea Brasileira (FAB) participou, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, da Feira Internacional de Defesa e Segurança – Conferência de Sistemas e Tecnologia Militar (CSTM). A 10ª edição do evento ocorreu no Estádio Nacional, em Brasília (DF) e teve como tema principal o setor de Defesa, com debate e exposição de produtos, soluções e tecnologias do segmento.

O evento reuniu as Forças Armadas e também autoridades governamentais, diplomáticas, integrantes da Segurança Pública, pesquisadores, dentre outros. A edição da CSTM 2021 recebeu mais de 60 expositores, com expectativa de 8 mil visitantes. 

A FAB contou com um estande institucional, onde foi possível conhecer mais dos Projetos Estratégicos da Instituição, como o novo caça F-39-Gripen, o cargueiro KC-390 Millennium e o Programa de Sistemas Espaciais (PESE), que foram exibidos em um monitor.

Além disso, por meio de uma mesa interativa, os visitantes puderam conhecer vários programas desenvolvidos pela Força Aérea na área de defesa, como mísseis, bombas, veículos lançadores, entre outros.

Um dos visitantes da feira, Jonatas dos Santos Silva Coutinho, disse que foi uma satisfação conhecer mais dos Projetos da FAB. "Gostei de conhecer um pouco mais sobre os armamentos e as aeronaves. Os vídeos são interativos e explicativos", disse.

CSTM 2021

Durante a feira, foram realizadas demonstrações e palestras sobre questões relacionadas à Defesa e Segurança no Brasil e no mundo. Os temas foram técnicos, econômicos, políticos e jurídicos, com destaque sobre as potencialidades da Base Industrial de Defesa (BID) no País.

As conferências também trataram de temas como dependência tecnológica de produtos de Defesa fabricados no exterior, políticas públicas voltadas para o setor de Defesa, complexo industrial militar e a inovação tecnológica.

O Deputado Eduardo Bolsonaro e o Brigadeiro da Reserva José Vagner Vital, atualmente Presidente do Comitê Aeroespacial do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), palestraram sobre a "Nova Era Espacial".

Na ocasião, os palestrantes abordaram sobre missões, asteroides, defesa planetária, novos modelos de negócio, emprego de grandes constelações de satélites, dentre outros assuntos. "Antigamente o uso do espaço era apenas para o bem da humanidade de maneira genérica. Agora, o uso é para defesa e para negócios. O assunto já é discutido, inclusive, na Organização das Nações Unidas (ONU), como, por exemplo, sobre a ocupação econômica da lua, o que pode causar grandes mudanças de paradigmas", explanou o Brigadeiro Vital.

Exposições

No último dia da Feira, dia 26 de novembro, foram realizadas três aulas. Pela manhã, o tema foi sobre o Centro Espacial do ITA: Capacitação, Exploração e Inovação e foi exposto pelo Professor Christopher S. Cerqueira. À tarde, a aula foi sobre Inspeção de PAPI usando Drone e sobre o papel da Inovação no Desenvolvimento e Certificação de Software de Aeronaves Militares, cujos palestrantes foram o Major Engenheiro Gabriel Dietzsch (IEAV) e o Professor Johnny Marques (ITA).

Fotos: Sargento Mônica / CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter