Dia do Aviador e Dia da Força Aérea são comemorados no Chile e EUA

Major Bazilius

Cerimônia do Dia do Aviador e da FAB é realizada em Washington (EUA)

Na sexta-feira (22), foi realizada uma solenidade em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) no salão principal da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington, DC, nos Estados Unidos. A data celebra o primeiro voo de Alberto Santos-Dumont com o 14-Bis, em 23 de outubro de 1906, em Paris, e homenageia os aviadores brasileiros que cruzam os céus inspirados pelo pai da aviação brasileira.

O Embaixador do Brasil nos Estados Unidos da América, Nestor Forster Jr., foi acompanhado pelo Adido de Defesa e Aeronáutico nos Estados Unidos, Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro. Estiveram presentes, também, o Vice-Diretor do Diretório de Estratégia, Política e Planos (J5) do Comando Sul dos EUA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; o Chefe da Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa, Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães; o Adido do Exército nos EUA, General de Brigada Ulisses de Mesquita Gomes; o Adido Naval nos EUA, Contra-Almirante Rogerio Pinto Ferreira Rodrigues; o Vice-Diretor do Colégio Interamericano de Defesa, Brigadeiro do Ar Leonardo Chaves Rodrigues; além de Ministros Conselheiros; Adidos civis; Membros do corpo diplomático e integrantes da Embaixada do Brasil em Washington; Adjuntos e militares sediados na capital norte-americana.

Na ocasião, foi lida a Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Almeida Baptista Junior, com destaque aos feitos de duas personalidades brasileiras ao tornar possível o sonho de voar: o ilustre Padre Bartolomeu de Gusmão e o audaz Alberto Santos-Dumont.

O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior referiu-se ao espírito aventureiro de Santos-Dumont como uma inspiração para os homens e mulheres da FAB se tornarem o que são hoje: uma Força Aérea Moderna e dissuasória.

A data também marcou a imposição de condecorações, destacando-se a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), no Grau Grande Oficial, ao Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; no Grau Comendador, ao Brigadeiro do Ar Leonardo Chaves Rodrigues; no Grau Oficial, ao Coronel Aviador Marcelo de Moura Silva; ao Coronel Aviador Roberto Martire Pires; e ao Coronel Aviador Marco Antonio Carnevale Coelho; no Grau Cavaleiro, ao Sr. Leonardo Coutinho. Por fim, foi concedido o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira aos seguintes agraciados: Scott Tollefson; Segundo Secretário Rafael da Mata; Lorrane Campos do Nascimento; e Francisco Narcísio Sales Carvalho.

Dia do Aviador e Dia da Força Aérea são comemorados no Chile

A Adidância Aeronáutica do Brasil no Chile celebrou o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. A cerimônia ocorreu na quarta-feira (20) e contou com a presença do Embaixador do Brasil no Chile, Paulo Roberto Soares Pacheco, do General del Aire Arturo Merino Núñez, do Comandante da Força Aérea do Chile (FACh); de Oficiais-Generais, de Adidos brasileiros e estrangeiros acreditados no País, além de convidados civis.

A data é uma homenagem ao dia em que o brasileiro Alberto Santos-Dumont alçou voo com um aparelho mais pesado que o ar, o 14-Bis. Na oportunidade, o Embaixador Paulo Pacheco e o Comandante da FACh foram condecorados com a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), grau de Grande-Oficial, comenda concedida a civis e militares que prestaram notáveis serviços ao País ou se distinguiram no exercício de sua profissão.

Ainda foram realizadas as entregas das Medalhas Mérito Santos-Dumont e Bartolomeu de Gusmão, além dos diplomas de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira. O Embaixador Paulo Pacheco comentou acerca da parceria entre as instituições. “Momento para enaltecer a parceria, a camaradagem e a amizade sem limites que permeiam as relações do Brasil e do Chile e, em especial, entre a FAB e a FACh”, finaliza.

Homenagem da Força Aérea do Chile

Dois dias depois, a Força Aérea Chilena (FACh) fez uma homenagem ao aniversário de 115 anos do primeiro voo de Alberto Santos-Dumont. O tributo ocorreu no dia 22 de outubro na praça que leva o nome do aviador, em frente ao busto colocado em sua homenagem, na comuna da Recoleta, em Santiago, Chile. A cerimônia foi presidida pelo Embaixador do Brasil, Paulo Pacheco. A iniciativa da homenagem teve parceria da Embaixada do Brasil no Chile, a Municipalidade de Recoleta e o Instituto de Investigações Aeronáuticas Históricas do Chile.

Participaram da cerimônia o Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil, Fábio Abud Antibas; Oficiais-Generais da Força Aérea Chilena; o adido aeronáutico do Brasil, adidos estrangeiros acreditados no Chile, representantes de diferentes aviações nacionais, além do Diretor do Instituto de Investigações Aeronáuticas Históricas do Chile, Norberto Traub Gainsborg.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter