27 de Outubro, 2021 - 07:30 ( Brasília )

Aviação

Dia do Aviador e Dia da Força Aérea são comemorados no Chile e EUA

Evento aconteceu na sexta-feira (22), com imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico

Major Bazilius

Cerimônia do Dia do Aviador e da FAB é realizada em Washington (EUA)

Na sexta-feira (22), foi realizada uma solenidade em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) no salão principal da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington, DC, nos Estados Unidos. A data celebra o primeiro voo de Alberto Santos-Dumont com o 14-Bis, em 23 de outubro de 1906, em Paris, e homenageia os aviadores brasileiros que cruzam os céus inspirados pelo pai da aviação brasileira.

O Embaixador do Brasil nos Estados Unidos da América, Nestor Forster Jr., foi acompanhado pelo Adido de Defesa e Aeronáutico nos Estados Unidos, Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro. Estiveram presentes, também, o Vice-Diretor do Diretório de Estratégia, Política e Planos (J5) do Comando Sul dos EUA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; o Chefe da Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa, Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães; o Adido do Exército nos EUA, General de Brigada Ulisses de Mesquita Gomes; o Adido Naval nos EUA, Contra-Almirante Rogerio Pinto Ferreira Rodrigues; o Vice-Diretor do Colégio Interamericano de Defesa, Brigadeiro do Ar Leonardo Chaves Rodrigues; além de Ministros Conselheiros; Adidos civis; Membros do corpo diplomático e integrantes da Embaixada do Brasil em Washington; Adjuntos e militares sediados na capital norte-americana.

Na ocasião, foi lida a Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Almeida Baptista Junior, com destaque aos feitos de duas personalidades brasileiras ao tornar possível o sonho de voar: o ilustre Padre Bartolomeu de Gusmão e o audaz Alberto Santos-Dumont.

O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior referiu-se ao espírito aventureiro de Santos-Dumont como uma inspiração para os homens e mulheres da FAB se tornarem o que são hoje: uma Força Aérea Moderna e dissuasória.

A data também marcou a imposição de condecorações, destacando-se a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), no Grau Grande Oficial, ao Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; no Grau Comendador, ao Brigadeiro do Ar Leonardo Chaves Rodrigues; no Grau Oficial, ao Coronel Aviador Marcelo de Moura Silva; ao Coronel Aviador Roberto Martire Pires; e ao Coronel Aviador Marco Antonio Carnevale Coelho; no Grau Cavaleiro, ao Sr. Leonardo Coutinho. Por fim, foi concedido o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira aos seguintes agraciados: Scott Tollefson; Segundo Secretário Rafael da Mata; Lorrane Campos do Nascimento; e Francisco Narcísio Sales Carvalho.

Dia do Aviador e Dia da Força Aérea são comemorados no Chile

A Adidância Aeronáutica do Brasil no Chile celebrou o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. A cerimônia ocorreu na quarta-feira (20) e contou com a presença do Embaixador do Brasil no Chile, Paulo Roberto Soares Pacheco, do General del Aire Arturo Merino Núñez, do Comandante da Força Aérea do Chile (FACh); de Oficiais-Generais, de Adidos brasileiros e estrangeiros acreditados no País, além de convidados civis.

A data é uma homenagem ao dia em que o brasileiro Alberto Santos-Dumont alçou voo com um aparelho mais pesado que o ar, o 14-Bis. Na oportunidade, o Embaixador Paulo Pacheco e o Comandante da FACh foram condecorados com a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), grau de Grande-Oficial, comenda concedida a civis e militares que prestaram notáveis serviços ao País ou se distinguiram no exercício de sua profissão.

Ainda foram realizadas as entregas das Medalhas Mérito Santos-Dumont e Bartolomeu de Gusmão, além dos diplomas de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira. O Embaixador Paulo Pacheco comentou acerca da parceria entre as instituições. “Momento para enaltecer a parceria, a camaradagem e a amizade sem limites que permeiam as relações do Brasil e do Chile e, em especial, entre a FAB e a FACh”, finaliza.

Homenagem da Força Aérea do Chile

Dois dias depois, a Força Aérea Chilena (FACh) fez uma homenagem ao aniversário de 115 anos do primeiro voo de Alberto Santos-Dumont. O tributo ocorreu no dia 22 de outubro na praça que leva o nome do aviador, em frente ao busto colocado em sua homenagem, na comuna da Recoleta, em Santiago, Chile. A cerimônia foi presidida pelo Embaixador do Brasil, Paulo Pacheco. A iniciativa da homenagem teve parceria da Embaixada do Brasil no Chile, a Municipalidade de Recoleta e o Instituto de Investigações Aeronáuticas Históricas do Chile.

Participaram da cerimônia o Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil, Fábio Abud Antibas; Oficiais-Generais da Força Aérea Chilena; o adido aeronáutico do Brasil, adidos estrangeiros acreditados no Chile, representantes de diferentes aviações nacionais, além do Diretor do Instituto de Investigações Aeronáuticas Históricas do Chile, Norberto Traub Gainsborg.





ÚLTIMAS

Aviação

MAIS LIDAS