23 de Setembro, 2021 - 09:00 ( Brasília )

Aviação

Campeonato Brasileiro de Paraquedismo das Forças Armadas aconteceu em Santos (SP)

O evento contou com a participação das equipes masculinas e femininas da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira

Major Bazilius

A Base Aérea de Santos (BAST) realizou, de 10 a 16 de setembro, o 30º Campeonato Brasileiro de Paraquedismo das Forças Armadas. O evento contou com a participação das equipes masculinas e femininas da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB). Além de proporcionar o adestramento de militares em operações aeroterrestres, a competição funcionou como seletiva para compor a equipe que representará o Brasil no Campeonato Mundial Militar de Paraquedismo, a ser realizado em Doha, no Catar.

Com coordenação do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, e execução da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), as atividades foram abertas no auditório da BAST, pelo Gerente Executivo da Comissão Desportiva Militar do Brasil, Coronel de Infantaria Leonardo Perdigão de Oliveira. O Campeonato foi dividido em três provas: formação em queda livre com quatro integrantes mais uma câmera (FQL4); precisão; e estilo.

Segundo o Comandante da BAST, Tenente-Coronel Aviador Dayve Moraes Piva, o evento foi recebido com alegria por todos os integrantes da Organização Militar. “Além de se concretizar uma excelente oportunidade para adestrar o efetivo nas atividades de suporte e apoio à operação, que é a nossa principal missão, o contato com militares das Forças irmãs proporciona uma experiência única de interoperabilidade a todos os participantes do evento”, enfatizou.

Campeonato Mundial Militar de Paraquedismo

Após os quatro dias de provas, foi apontada a equipe campeã e os campeões individuais em cada modalidade, que terão a responsabilidade de representar o Brasil no Campeonato Mundial Militar de Paraquedismo. Na equipe feminina, as campeãs foram: a Sargento Isabella Castro Moreira; a Sargento Júlia Mira Pereira; a Sargento Mileide Cristiane Leite Ferreira; a Sargento Sabrina de Jesus Almeida; e o Sargento Bruna Ploner; além do Sargento Cristiano Leite Ramos, que irá para o Catar como câmera. Já a equipe masculina será composta por: Capitão Arthur Augusto Ferreira Neves; Tenente Alcy Geraldo Vasconcellos Fraga Filho; Sargento Alexandre Neto Marques; Sargento Diego Vinicios da Silva Schweickardt; Soldado Fabrício Mitrano; e o Tenente Rodrigo Gonçalves, como quinto integrante.

Foto: Suboficial Sanches / BAST