21 de Julho, 2021 - 06:06 ( Brasília )

Aviação

FAB comemora 148º aniversário de Santos-Dumont durante cerimônia em Brasília

No evento, realizado nesta terça-feira (20), ocorreu a entrega da Medalha Mérito Santos-Dumont a 138 agraciados

Tenente Marayane Ribeiro E Tenente Flávia Rocha


A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta terça-feira (20), na Base Aérea de Brasília (Ala 1), no Distrito Federal (DF), a cerimônia em comemoração ao 148º Aniversário de Nascimento do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. Durante a solenidade, ocorreu a entrega da Medalha Mérito Santos-Dumont, honraria que foi concedida a 138 agraciados.

O evento contou com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro; do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão; do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; de Oficiais-Generais membros do Alto-Comando da Aeronáutica; dentre outras autoridades civis e militares.

Na cerimônia, o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, destacou a figura de Santos-Dumont como uma inspiração na criação de soluções para os desafios da época. “É um brasileiro que enche de orgulho a nossa gente e inspira civis e militares com sua história de vida e capacidade de criar soluções para os desafios de sua época, sabendo transformar sonhos em realidade. Sua herança inventiva foi marcante para a evolução tecnológica e para a revolução do transporte no mundo", disse o ministro em seu discurso.

No evento, o Comandante da Aeronáutica falou da importância histórica de Santos-Dumont para a FAB e para o País. “Ao comemorarmos 115 anos do primeiro voo do 14-Bis, continuamos nossa navegação rumo a um futuro promissor e pleno de realizações, ratificando dia a dia a importância dos meios aéreos para o desenvolvimento, para as relações pessoais e para a nossa Força Aérea, as Asas que Protegem o País”, celebrou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

Homenagem

A Medalha Mérito Santos-Dumont é uma comenda criada em 1956, durante as comemorações do cinquentenário do primeiro voo do 14-Bis. É uma distinção concedida a militares do Comando da Aeronáutica que se hajam destacado no exercício de sua profissão, a militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagem especial bem como aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica Brasileira.

A condecoração foi entregue a militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, de Forças Armadas estrangeiras, além de autoridades dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, e civis.

O  Adido de Defesa de Portugal, Capitão de Mar e Guerra Manuel Francisco Silveirinha Canané foi um dos agraciados. “É uma grande honra receber essa condecoração, porque representa o reconhecimento das excelentes relações que existem entre Brasil e Portugal na área da Defesa, especificamente nas relações entre as Forças Aéreas dos dois países”, ressaltou o Oficial.

Segundo o Deputado Federal Luiz Ovando, receber a homenagem é uma grande honraria. “Todo menino tem um sonho, que é ser piloto. Eu também tinha esse sonho. Aqui recebendo essa honraria eu selo a busca por liberdade que se mantém constante para o resto da vida, na condição de deputado federal, lutando por um País cada vez mais livre e determinado”, completou o parlamentar.

Fábio Carlos Uchoa Sales Ribeiro, piloto de linha aérea, também foi agraciado com a comenda. “Para mim é uma honra receber a Medalha Mérito Santos-Dumont, o Pai da Aviação. Essa indicação é fruto de nosso trabalho social voluntário com a ajuda da Força Aérea Brasileira”, disse.

História

Alberto Santos-Dumont nasceu em 20 de julho de 1873, na Fazenda Cabangu, em Palmira (MG). Em 23 de outubro de 1906, o 14-Bis voou, decolando, mantendo-se no ar por uma distância de 60 metros, a três metros de altura e aterrissou. Era o primeiro voo homologado do mais pesado que o ar, para uma multidão de testemunhas eufóricas no campo de Bagatelle, em Paris.

EPCAR homenageia Santos-Dumont com exposição virtual¹


A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), preparou uma homenagem para celebrar o 148° aniversário de nascimento do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica, Alberto Santos-Dumont. A Exposição Virtual do Acervo Histórico do Museu Cabangu foi idealizada para que a sociedade possa conhecer, mais de perto, a vida pessoal do inventor.

Durante o passeio virtual, o usuário poderá visitar os cômodos da casa onde Santos-Dumont nasceu em 1873, conhecer os objetos pessoais, visualizar as fotografias históricas, a mobília original, as réplicas de invenções, dentre outras curiosidades.

“Esperamos que essa iniciativa sirva para disseminar ainda mais a vida e a obra inestimável desse grande brasileiro. Agradecemos à Fundação Casa de Cabangu e à Prefeitura de Santos Dumont, nossas parceiras na gestão desse projeto”, destacou o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes.

O Museu Cabangu guarda a memória de um dos maiores inventores do País, por isso deve ser cuidado com toda atenção. A responsabilidade da manutenção do Museu é dividida entre a Fundação Casa de Cabangu, que toma conta do acervo; a Prefeitura do município, que provê recursos para manutenção dos funcionários; e a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da EPCAR, que é responsável pela proteção e manutenção do local.



Museu Santos-Dumont

Localizada dentro do Parque Cabangu, no alto da Serra da Mantiqueira, em Santos Dumont (MG), a construção da casa é datada do final do século XIX. Foi residência de mantenedores da ferrovia e, de 1872 a 1875, abrigou a família do engenheiro Henrique Dumont, pai de Santos-Dumont, que tinha a missão de empreender a construção do prolongamento da atual Estrada de Ferro Central do Brasil.

A casa térrea fica numa pequena elevação, à beira de um lago. Ela possui uma área construída de 187,89 m² e tem influência arquitetônica colonial. Em 1973, foi transformada no Museu Casa Natal de Santos-Dumont.

A exposição virtual pode ser acessada aqui.

¹com Agência Força Aérea, por Ten Raquel Alves E Major Bazilius
Fotos: Sargento Johnson Barros e Sargento Bianca Viol / CECOMSAER