Equipe de Salto Livre da FAB bate recorde em Copa de Paraquedismo no Rio de Janeiro

Suboficial Xavier E Tenente-Coronel Rocha

A Equipe de Salto Livre da Força Aérea Brasileira (FAB), conhecido como Falcões, bateu recorde e conquistou medalhas na Copa Sargento Ewerton de Paraquedismo Clássico, que ocorreu de 31 de maio a 2 de junho, na cidade de Resende (RJ). Dezoito atletas, que integram a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), competiram em duas modalidades: Precisão de Aterragem e Estilo.  Na modalidade Estilo, o Tenente Rodrigo Gonçalves estabeleceu o novo Recorde Brasileiro e Latino-americano ao atingir a marca de 6.99 segundos. Até este momento, o registro era de 7.23 segundos, realizado em 2013, pelo Sargento Ricardo Pereira do Exército Brasileiro.

Nessa prova, o atleta salta da aeronave a sete mil pés, aproximadamente dois mil metros de altura, realizando os movimentos chamados de meia série – duas curvas de 360 graus e um loop – no menor tempo de execução. Além do recorde conquistado pelo Tenente Gonçalves, o Sargento Antonio Augusto Santos, também conquistou a 3ª colocação.

Já na prova de Precisão de Aterragem, a FAB conquistou a 2ª colocação por equipe e a 5ª posição na classificação geral individual. Nesta prova, os atletas saltam da aeronave a uma altura de 3.300 pés, cerca de mil metros. As equipes comandam os paraquedas e realizam uma navegação técnica até o alvo, que possui um raio de 16 centímetros e um ponto central de dois centímetros, chamado de "Mosca".

"Eu fico muito honrado de colocar não apenas o meu nome, mas de toda a Equipe Falcões, neste recorde da modalidade Estilo. Este é o resultado do intenso treinamento que estamos praticando e fortalece o espírito competitivo do time, além de servir de motivação para os atletas mais novos. Estamos no caminho certo", disse.

Campeã da Copa iFLY 

A equipe Falcões também conquistou, no dia 29 de maio, na cidade de São Paulo (SP), o título de Campeã da Copa iFLY de Paraquedismo Indoor, na modalidade 4way da categoria Inter. A prova aconteceu em um simulador, onde foi possível reproduzir a atividade de salto livre em condições muito parecidas com a realidade.

A Copa contou com 16 equipes de várias regiões do País, nas categorias Iniciante, Intermediária e Pro, dentre as quais a equipe Falcões se destacou com a vantagem de 20 pontos à frente do segundo colocado, uma marca expressiva no contexto da competição. Além disso, a equipe foi destaque por ser a primeira a realizar uma sessão com 31 pontos em 35 segundos na categoria.

O Capitão do Time, Tenente Rodrigo Gonçalves, conta que a equipe foi formada com muito esforço. "Treinamos e acreditamos na capacidade de cada atleta individualmente e levamos ao pé da letra a máxima de que "juntos somos mais fortes". Levamos para o túnel a vontade de vencer e o respeito aos adversários que também fizeram um excelente trabalho. Assim, alcançamos o nosso objetivo e cumprimos a missão que nos foi dada”, comemorou.

Equipe Falcões

Formados por Oficiais e Graduados, a Equipe Falcões integra a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), sediado em Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ). O grupo é comporto por um Chefe, um Operações, três militares de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar (DOMPSA) e 15 atletas, sendo 11 do sexo masculino e quatro do sexo feminino. Todos os atletas participam de provas de Formação em Queda Livre (4 Way), Precisão e Estilo. A equipe também participa de demonstrações e competições militares e civis.

Foto: CDA

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter