Centro de Controle Interno da Aeronáutica tem novo Chefe

Tenente Cristiane E Capitão Oliveira Lima


Uma cerimônia, ocorrida nesta sexta-feira (14), marcou a Passagem de Chefia do Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR). O Brigadeiro Intendente Alexandre Falconiere de Torres assumiu a Chefia da Organização Militar, substituindo o Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva. A solenidade aconteceu em Brasília (DF) e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. Oficiais-Generais do Alto-Comando também prestigiaram o momento.

O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior discursou sobre a importância do controle interno. "A transparência dos gastos públicos tem sido uma constante exigência por parte da sociedade. Cada vez mais, mecanismos de prevenção, detenção e, até mesmo, de punição, têm fortalecido os diversos programas de integridade colocados em prática no âmbito estatal, exigindo que os órgãos públicos se atenham às rígidas normas de controle de suas ações, principalmente as que envolvem a aplicação de recursos orçamentários e financeiros", discursou.

Em sua despedida, o Major-Brigadeiro Aurélio destacou a importância das atividades do CENCIAR para a aplicação dos recursos da Força Aérea Brasileira (FAB) com qualidade, responsabilidade e legalidade. "A missão precípua do CENCIAR é a de avaliar os processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos do Comando da Aeronáutica e prestar consultoria, quando solicitado, de modo a contribuir para o alcance de seus objetivos, além de apoiar os órgãos de controle externo quando demandado", disse. 

O Oficial-General deixa o CENCIAR para assumir a função de Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (MD).

Novo Chefe

Ao assumir a nova função, o Brigadeiro Falconiere falou das expectativas. "É uma honra para mim assumir esta missão que é auditar e controlar e, mais do que isto, orientar todos os gestores das nossas organizações de forma a conduzirem, junto com as boas práticas, os recursos da União no Comando da Aeronáutica", afirmou.

O Brigadeiro Falconiere é natural do Rio de Janeiro e ingressou na Força Aérea Brasileira em 08 de fevereiro de 1981, sendo promovido ao atual posto em 25 de novembro de 2016. Possui todos os cursos de carreira, além do Curso de Negociação de Contratos e Acordos de Compensação; Curso de Segurança e Defesa, pela Escola Superior de Guerra; MBA em Gestão de Processos em Logística, pela Universidade Fluminense; e MBA em Política e Defesa, pela Fundação Paulista de Tecnologia e Educação.

Dentre as principais atribuições exercidas está a de Assessor Militar do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e Diretor interino do Departamento de Gestão e Articulação da Secretaria Executiva do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Atualmente, deixa a Subdiretoria de Abastecimento da Diretoria de Administração da Aeronáutica para assumir o CENCIAR.

Fotos: Suboficial Nery/CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter