Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento inicia o Curso de Comandos de Força Aérea

Capitão Jurandyr E Capitão Oliveira Lima

O Curso de Comandos de Força Aérea (CCFA) 2021, tradicionalmente conhecido como Paracomandos, iniciou suas atividades no dia 08 de março, na Academia da Força Aérea (AFA).

O curso é ministrado pelo Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento – PARA-SAR e visa a capacitação de militares da Força Aérea Brasileira (FAB).

O CCFA possui duração de três meses e é dividido em três fases: a de seleção em Pirassununga (SP), a técnica em Campo Grande (MS) e a etapa de operações nas localidades do Rio de Janeiro (RJ), Petrolina (PE), Manaus (AM) e Ladário (MS).

Os concludentes passarão a integrar o PARA-SAR e estarão aptos para o cumprimento das ações de Força Aérea. A aula inaugural do curso foi realizada no dia 09 de março com a participação do Vice-Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto; do Chefe da Subchefia de Segurança e Defesa do Comando de Preparo, Brigadeiro de Infantaria Marcelo Rosa Costa; do Comandante da AFA, Coronel Aviador Marcelo Gobett Cardoso; e do Comandante do PARA-SAR, Tenente-Coronel de Infantaria Claudio Porto Antunes da Silva.

O Coordenador do CCFA, Capitão Charlie, explica que o curso tem como objetivo capacitar Oficiais e Sargentos para o planejamento e execuções de operações em prol do Poder Aeroespacial.

“Com a edição de 2021 espera-se que o PARA-SAR possa receber novos militares aptos a atuar em diversas missões, tais como: ações diretas, reconhecimento especial e guiamento aéreo avançado”, disse. O Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel de Infantaria Claudio Porto Antunes da Silva, explicou a importância do curso.

“O PARA-SAR atua na Força Aérea como um multiplicador de forças do Poder Aeroespacial, nesse sentido, a capacitação do CCFA se apresenta como essencial, para que o futuro operador possa compor os destacamentos da Unidade”, completou.

Fotos: Tenente-Coronel Antunes / EAS

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter