07 de Dezembro, 2020 - 09:09 ( Brasília )

Aviação

FAB forma 101 novos Oficiais no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica

Cerimônia de formatura dos militares oriundos do Curso de Formação de Oficiais Especialistas e do Estágio de Adaptação ao Oficialato foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica

Tenente Cristiane E Tenente-Coronel Santana

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG), realizou, nesta quinta-feira (3), a solenidade militar de formatura de 101 novos Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles são oriundos do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE) – Turma Chronos, e do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) – Turma Polaris, ambos voltados para graduados do efetivo da FAB.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que foi recebido pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira. Também prestigiaram a cerimônia o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso; o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Rezende Mrad; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica.

O Comandante da Aeronáutica parabenizou os formandos e desejou sucesso na carreira. "Mantenham inabaláveis os legítimos princípios que balizam a nossa Instituição - a Hierarquia e a Disciplina-, pois são eles os pilares que darão o suporte necessário para uma carreira ponteada de sucesso que os aguarda”, disse.

O Comandante do CIAAR, Brigadeiro Max, destacou o reforço no efetivo. ”O CIAAR entrega 101 Oficiais Especialistas aos mais variados lugares do Brasil. As Unidades receberão novos Oficiais que já traziam  um conhecimento anterior, mas que, certamente, foram lapidados aqui no CIAAR. Tenho certeza que ajudarão a Força Aérea a muito bem cumprir a sua missão", disse.

Durante a solenidade, o Segundo-Tenente Especialista em Comunicações Wellington José da Silva passou o Estandarte do CIAAR ao novo líder do Corpo de Alunos, Alan Descartes Tobias Tafuri. A Passagem do Estandarte representa a dedicação e o empenho dos militares de hoje e de ontem, mantendo a tradição do Código de Honra do Aluno do CIAAR: “Ser, Saber, Agir e Liderar”.

O primeiro colocado do CFOE, Segundo-Tenente Wellington José da Silva, e primeiro colocado do EAOF, Segundo-Tenente Rafael Freiberger Bertotti, receberam, respectivamente, o Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa das mãos do Comandante do CIAAR e o Prêmio Força Aérea Brasileira das mãos do Diretor de Ensino da Aeronáutica.

Eles falaram das expectativas com a carreira. "Primeiramente, a preocupação de conseguir realmente desempenhar o papel que está sendo nos dado nesta nova etapa e conseguir aplicar todos os conceitos e todos os princípios que nos são requeridos", disse o Tenente Bertotti. "Eu tenho 24 anos já de serviço e quero contribuir muito ainda para a FAB", complementou o Tenente Wellington.

A cerimônia contou, ainda, com a entrega da espada aos formandos pelos padrinhos e madrinhas, o compromisso prestado pelos formandos perante a Bandeira Nacional, o desfile da tropa em continência ao Comandante da Aeronáutica e o tradicional "fora de forma". Os novos Oficiais exercerão funções em Organizações Militares distribuídas por todo o País.

T-27M 

Também na tarde desta terça-feira (03), o Comandante da Aeronáutica visitou o protótipo do avião T-27M,  aeronave modernizada no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS). Na ocasião, foram apresentadas todas as fases do projeto.

"No ano que vem, as primeiras aeronaves serão entregues para Academia da Força Aérea (AFA), com um sistema de navegação modernizado, aumentando a eficiência no treinamento de nossos pilotos", ressaltou o Diretor do PAMA LS, Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha.

Fotos: Sargento Bianca / CECOMSAER e Sargento Matheus Melo/PAMA LS


ÚLTIMAS

Aviação

MAIS LIDAS