Escola de Especialistas de Aeronáutica realiza a formatura de 406 novos Sargentos

Tenente Cristiane E Tenente-Coronel Santana

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) realizou, nesta sexta-feira (27), em Guaratinguetá (SP), a solenidade militar alusiva à formatura da 251ª Turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS) – Turma Amazonas, e da 31ª Turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) – Turma Chivunk. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a cerimônia acompanhado do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; e do Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues.

O evento contou, ainda, com a presença do Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno Ribeiro Pereira; dos Deputados Federais Cezinha de Madureira, Eduardo Bolsonaro e Hélio Lopes; integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares; dentre outras autoridades civis e militares.

Durante a cerimônia, o Presidente Jair Bolsonaro destacou a importância da cerimônia de formação. “A honra e prazer de estar aqui não têm preço. A satisfação de olhar no semblante de vocês e ver o lacrimejar dos olhos dos pais, do parente e do amigo, também não tem preço. Este dia marcará a vida de cada um de vocês”, discursou.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, ressaltou a importância deste início de carreira. “Vencer desafios e realizar nossos sonhos são, sem dúvida, fontes de estímulo que nos impulsionam a voar cada vez mais alto na busca da realização pessoal e profissional. Neste dia tão especial, se pudéssemos traduzir em palavras os pensamentos e sentimentos que povoam os corações dos nobres formandos destas duas turmas, diríamos a seguinte frase: valeu a pena percorrer este caminho", disse.

Os 406 formandos foram declarados Terceiros-Sargentos e atuarão nas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER) em todo o território nacional. Dentre os formandos, há quatro estrangeiros, sendo dois do Peru, um de Cabo Verde e um da Bolívia.

O Sargento Filipe dos Santos Ferreira, primeiro colocado da Turma Amazonas, ressaltou o orgulho da conclusão do curso. "Eu tive a oportunidade de me graduar como primeiro colocado do Curso de Formação de Sargentos e isto é motivo de muito mais orgulho, algo que posso dar para a minha família, para os meus amigos e para o Comando da Aeronáutica. Eu agradeço muito tudo que aconteceu até hoje, estou muito feliz", disse.

Para Izabelly Monassa Silva de Paula, primeira colocada da Turma Chivunk, o momento também é marcante. “Hoje está sendo um dia indescritível. É uma honra representar todo o Estagio de Adaptação à Graduação de Sargentos da Força Aérea Brasileira”, disse.

Durante a solenidade, ocorreu a entrega dos Prêmios Força Aérea Brasileira e Honra ao Mérito do Ministério da Defesa. Também houve a imposição da Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo, concedidos aos primeiros colocado na classificação geral dos Cursos. Em seguida, todos os novos Sargentos da FAB colocaram a divisa de Terceiro-Sargento, prestaram o juramento à Bandeira e cantaram a Canção de Despedida.

TURMAS

A escolha do nome da Turma faz alusão ao estado brasileiro e, também, em homenagem à aeronave C-105 Amazonas, conhecida por sua versatilidade, cumprindo as mais variadas missões, tais como: Transporte Aéreo Logístico, Busca e Salvamento, entre outras.

Já a Turma Chivunk escolheu um nome que faz referência a uma força "extra-física" que o combatente faz surgir de si, mesmo nos momentos de exaustão, no qual julga que as forças físicas se esgotaram para o cumprimento de determinada missão.

No total, as turmas são compostas por 201 mulheres e 205 homens especialistas nas áreas de Administração (SAD), Informática (SIN), Enfermagem (SEF), Radiologia (SRD), Laboratório (SLB), Pavimentação (SPV), Obras (SOB), Topografia (STP), Eletricidade (SEL), Eletrônica (BET), Guarda e Segurança (SGS), Material Bélico (BMB), Controle de Tráfego Aéreo (BCT), Mecânica de Aeronaves (BMA) e Equipamento de Voo (BEV).

EEAR

Conhecida como o “Berço dos Especialistas”, a EEAR é o maior complexo de ensino técnico militar da América do Sul e tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de graduados da Aeronáutica, oferecendo 27 diferentes áreas profissionais para o cumprimento da missão da FAB.

O ingresso na Escola é feito por meio de um exame de admissão, com provas realizadas todo ano.

Durante a cerimônia, foram adotados os cuidados sanitários de prevenção à COVID-19.

Fotos: Soldado Charleaux / EEAR

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter