Comandante da Aeronáutica palestra no Estágio de Comando da Força Aérea Brasileira

Tenente Letícia Faria E Major Monteiro

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, ministrou uma palestra, nesta sexta-feira (20), a 93 Oficiais que estão cursando o Estágio de Comando da Força Aérea Brasileira (ECFAB). No evento, realizado na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro (RJ), o Oficial-General informou aos militares sobre a conjuntura atual da Força Aérea Brasileira (FAB) e apresentou temas relacionados à chefia e liderança.

A cerimônia contou com a presença do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; do Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad; do Comandante do III COMAR – Comando Aéreo Leste, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; do Chefe do Estado-Maior do Comando de Preparo, Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto; do Comandante Interino da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto; e do Vice-Reitor Acadêmico da UNIFA, Brigadeiro Intendente Luiz Tirre Freire.

Durante a apresentação, o Tenente-Brigadeiro Bermudez destacou a importância da realização do Estágio de Comando da Força Aérea Brasileira para assumir futuros cargos de comando. “Os senhores e as senhoras foram selecionados para exercerem o Comando, a Chefia e a Direção no biênio 2021-2022. É um momento em que a Força Aérea encontra a renovação das ideias gerenciais, imprescindíveis ao crescimento consistente que permite a evolução constante do pensamento estratégico", destacou o Oficial-General.

O Oficial-Aluno do estágio da ECFAB, Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha, salientou sobre as novas responsabilidades que assumirão. "Temos a convicção que os desafios necessitarão de nosso total empenho, pois o futuro da Força passa por nossas mãos. Teremos a responsabilidade de conduzir homens e mulheres que cumprirão, em nossa esfera de atuação, a missão atribuída à Força Aérea Brasileira", finalizou.

O Estágio

O ECFAB, que neste ano a gestão passou a ser realizada pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), controlando e executando todas as fases, tem por finalidade atualizar os estagiários quanto aos preceitos da Administração Pública Federal, por meio de palestras, aulas e painéis, para o exercício do cargo de gestor em Organizações Militares.

O objetivo é, também, fornecer orientação geral que permita exercer a função para a qual cada um foi designado, de forma compatível com a política traçada pelo Comando da Aeronáutica, tanto na área administrativa como na área operacional. Os 93 Oficiais pertencem aos quadros de Aviação, Intendência, Infantaria, Engenharia, Medicina, Farmácia e Controle de Tráfego Aéreo.

Fotos: Soldado T. Amorim / CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter