Dia da Engenharia da Aeronáutica é celebrado em São Paulo

Tenente Flávia Rocha Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Tenente-Coronel Santana

A cerimônia militar alusiva ao Dia da Engenharia da Aeronáutica foi realizada nesta quarta-feira (28), na Base Aérea de São Paulo (BASP), e foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. A data é alusiva ao aniversário de nascimento do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador do então Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e Patrono da Engenharia da Aeronáutica.

A solenidade contou com a presença do Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, de Oficiais-Generais da Aeronáutica, dentre outras autoridades militares e convidados.

O Chefe da Quarta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral, falou sobre o orgulho dos engenheiros em atuarem na Força Aérea Brasileira (FAB). “Comemorar esse dia 28 é realmente fazer parte dessa grande festa. É uma alegria para todos nós. E tenho certeza que todos os engenheiros têm um grande orgulho e se dedicam com muita força e consciência do nosso dever de fazer uma Força Aérea cada vez maior”, declarou o Oficial-General.

No seu discurso, o Comandante da Aeronáutica parabenizou os profissionais da Engenharia da Aeronáutica pelas atividades que desempenham na FAB. "Estamos no mês de outubro onde celebramos o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira, da Engenharia da Aeronáutica, do Médico, do Controlador de Tráfego Aéreo, entre outros. Ao longo do ano, celebramos outras datas da nossa Força Aérea. E a festa de hoje é igualmente importante e, por isso, comemorada por todos os integrantes da Força Aérea. Então, a Engenharia está em festa, a Força Aérea Brasileira está em festa. Parabéns pelo seu dia, parabéns à Engenharia da Aeronáutica. Parabéns à Força Aérea Brasileira", disse o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

O desfile da tropa contou com a presença de um grupamento com cerca de 200 militares de Organizações da Guarnição de Aeronáutica de São Paulo.

Pelas características da Força Aérea Brasileira, o cumprimento da sua missão demanda atividades de Engenharia nas mais diversas áreas. 

No nível estratégico, a Engenharia contribui na definição de diretrizes, na coordenação de projetos e, ainda, no fomento a planos e programas de abrangência nacional, com destaque para o programa de eficiência energética, que tem produzido resultados positivos nas guarnições em que foi implantado.

Nas organizações da área de ciência e tecnologia, realiza pesquisa e desenvolvimento em setores estratégicos e de elevado valor agregado, permeando, não apenas temas que margeiam a fronteira do conhecimento, mas aqueles voltados ao suporte técnico preciso e oportuno às pesquisas aplicadas, priorizando a interação com a indústria nacional.

Na área de suporte logístico, que apresenta uma ampla faixa de atuação da Engenharia, esta provê soluções customizadas de tecnologia da informação para as mais diversas demandas da força.

No âmbito do controle do espaço aéreo, atua de modo preponderante para a manutenção dos altíssimos níveis de confiabilidade de um sistema notadamente complexo e que figura como benchmarking para outras corporações ou organizações, em nível nacional e internacional.

Na área operacional, a Engenharia da Aeronáutica assessora na tomada de decisão, com especial destaque para atividades em pesquisa operacional e guerra eletrônica, bem como mediante o desenvolvimento de sistemas de defesa aérea, antiaérea e comando e controle.

Na área de ensino, participa como instrutores nas escolas de formação, contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo da Força e para a garantia do elevado padrão acadêmico, notadamente nas ciências exatas, que possuem impacto em diversas atividades de interesse da FAB.

Fotos: Wilhan Campos/CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter