01 de Outubro, 2020 - 10:20 ( Brasília )

Aviação

Esquadrão Escorpião celebra 25 anos com homenangens e histórias

Unidade Aérea realiza diariamente patrulhamento das fronteiras da Região Norte do País

Tenente Heitor, Tenente Cristiane E Major Monteiro

Nessa segunda-feira (28), o Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3° GAV) – Esquadrão Escorpião, situado na Ala 7, em Boa Vista (RR), comemorou 25 anos de existência, momento que relembrou fatos e pessoas que marcaram a história da Unidade Aérea.  

A cerimônia, presidida pelo Comandante da Ala 7, Coronel Aviador Newton de Abreu Fonseca Filho, contou com a presença de autoridades militares da Guarnição de Aeronáutica de Boa Vista, além dos integrantes do Esquadrão e de homenageados.

Criado em 28 de setembro de 1995, o Esquadrão Escorpião realiza, diariamente, missões de Defesa Aérea, o que garante o contínuo patrulhamento das fronteiras do Norte do País. Além disso, atua na formação de Líderes de Esquadrilha da Aviação de Caça e mantém seus pilotos treinados para cumprirem ações de Ataque, Apoio Aéreo Aproximado, Interceptação, entre outras. Atualmente, o 1º/3º GAV está equipado com a aeronave A-29 Super Tucano, avião que alia precisão na navegação e ataque, aviônica avançada e baixo custo de operação.

O Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador João Paulo Gomez Lima da Silva, realizou a entrega de Distintivo de Condição Especial alusivo ao tempo de serviço em unidade de caça a militares do seu efetivo e do Grupo Logístico da Ala 7.

Na oportunidade, também foram revelados os novos membros da Ordem dos Escorpiões Honorários, título que é concedido a militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares, assim como a personalidades civis, que tenham prestado relevantes serviços ao 1º/3º GAV.

HISTÓRICO

Em 1º de agosto de 1993, vislumbrando as crescentes e inéditas exigências do final de século e a integração ao Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro, percebeu-se a necessidade de ativar, na Amazônia, uma unidade de combate, recebendo assim aeronaves AT-27 Tucano.

No dia 18 de maio de 1995, foi criado o Núcleo do 1°/3° GAV, e a Unidade passou a ser subordinada a Terceira Força Aérea. O então Capitão Aviador Octacílio Giovannini Filho recebeu o título de Escorpião 01, assumindo oficialmente a função de Comandante. Finalmente, no dia 28 de setembro do mesmo ano foi ativado o Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação.

Em 5 de dezembro de 2001, por determinação do Comando-Geral de Operações Aéreas, o Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação tornou-se um Esquadrão de Caça da Força Aérea Brasileira, sendo atribuídas novas tarefas e missões, complementando as já realizadas pela Unidade.

A missão do Esquadrão Escorpião é “Formar Líderes de Esquadrilha da Aviação de Caça e capacitar o seu efetivo em ações de Ataque, Apoio Aéreo Aproximado, Reconhecimento Armado, Defesa Aérea e Controle Aéreo Avançado”. Atualmente, está equipado com as modernas aeronaves de fabricação nacional A-29 Super Tucano, recebidas a partir de outubro de 2005.

Fotos: Sargento Neves/ Ala 7


VEJA MAIS