25 de Setembro, 2020 - 11:11 ( Brasília )

Aviação

Esquadrão Pampa e 1° Grupo de Aviação de Caça realizam Exercício Técnico

Objetivo da missão foi capacitar os pilotos e especialistas de ambos os Esquadrões na preparação e execução do emprego ar-solo

Capitão Palota, Tenente Fraga E Major Monteiro

No período de 13 a 18 de setembro, a Ala 3, localizada em Canoas (RS), sediou o Exercício Técnico Ar-Solo com as aeronaves F-5M dos Esquadrões Pampa (1º/14º GAV) e do 1° Grupo de Aviação de Caça (1°GAvCa).

O objetivo da missão foi capacitar os pilotos e especialistas de ambos os Esquadrões na preparação e execução do emprego ar-solo, bem como testar todos os setores envolvidos nesse tipo de atividade.

Todos os voos do exercício foram realizados a partir da Ala 3, e tinham como finalidade o emprego de bombas inertes e reais, por meio das aeronaves F-5M, com lançamentos realizados no estande de tiro de Saicã, localizado no distrito de Cacequi, a 120 quilômetros da cidade de Santa Maria (RS).

O planejamento foi realizado para que, cada equipagem de combate executasse duas surtidas (saídas), sendo a primeira com bombas inertes e, a segunda com armamento real, nos respectivos alvos, localizados no Estande de Saicã. “Realizando missões de emprego real de bombas de fim geral, os operadores da aeronave F-5M atingiram o objetivo proposto, bem como demonstraram a excelência na capacitação dos nossos recursos humanos para o emprego real do F-5M como plataforma d’armas” afirma o Comandante do Esquadrão Pampa, Tenente-Coronel Aviador Thiago Romanelli Rodrigues.

De acordo com o Tenente-Coronel Romanelli, a atividade foi realizada com pleno sucesso, permitindo o cumprimento das metas propostas, graças ao suporte operacional, logístico e administrativo das Alas 3 e 4, assim como o profissionalismo e eficiência do efetivo do Esquadrão Pampa e da manutenção do Projeto F-5M dos Grupos Logísticos das Alas 3 e 12.

Fotos: Sargento Johnson / CECOMSAER