Organizações Militares da FAB celebram o Dia da Intendência da Aeronáutica

Major Monteiro

Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram cerimônias alusivas ao Dia da Intendência da Aeronáutica. A data de criação é 23 de agosto de 1945, conforme Portaria nº 909/GM3, de 6 de agosto de 1979. Além da data, foi também reconhecido o Tenente-Brigadeiro Intendente José Epaminondas de Aquino Granja, como Patrono do Quadro.

A Intendência atua numa área multidisciplinar, com responsabilidades nas áreas administrativa, contábil e financeira. Desenvolve, ainda, as atividades de contratos, compras, pagamento de fornecedores e de pessoal, controle interno, orçamentos, planejamento e logística, focando na otimização dos processos e buscando melhores resultados na aplicação de recursos.

Cerimônia no II COMAR

A Guarnição de Aeronáutica do Recife (GUARNAE-RF) realizou na segunda-feira (24) a cerimônia militar alusiva ao Dia da Intendência da Aeronáutica, no Pátio do Comando Aéreo Nordeste (II COMAR). A solenidade foi presidida pelo Comandante da Guarnição e do II COMAR, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, que fez a leitura da Ordem do Dia, redigida pelo Chefe do Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR), Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, e pelo Diretor de Administração da Aeronáutica (DIRAD), Major-Brigadeiro Intendente Mauro Fernando Costa Marra.

“Cabe à celebração de hoje homenagear os esforços de nossos antecessores e o permanente empenho daqueles que, na atualidade, dão prosseguimento aos feitos do Patrono da Intendência da Aeronáutica. Assim sendo, registramos e externamos nossas congratulações aos ‘Soldados da Intendência’ que, verdadeiramente, dão vida à atividade de ‘prever para prover’”, disse o documento, lembrando os feitos do Tenente-Brigadeiro Intendente José Epaminondas de Aquino Granja. 

Cerimônia no GAP-LS

A cerimônia realizada pelo Grupamento de Apoio de Lagoa Santa (GAP-LS) aconteceu no dia 21 de agosto. A OM também comemorou seu quarto aniversário. O evento, realizado no Cinema Santos-Dumont, no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), foi presidido pelo Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira e, contou com a presença dos comandantes das Unidades que fazem parte da Guarnição Aeronáutica de Belo Horizonte (GUARNAE-BH), autoridades locais e de Oficiais Intendentes da ativa e da reserva.

O chefe do GAP-LS, Tenente-Coronel Intendente Rodrigo Moro Loureiro, destacou a importância da data. “Celebramos o 4º aniversário do GAP-LS, os 75 anos da Intendência da Aeronáutica e a grande missão do Grupamento de Apoio de Lagoa Santa em prol da centralização e otimização dos processos nas áreas administrativa, contábil e financeira visando melhores resultados na aplicação dos recursos para a Guarnição”, disse.

Na oportunidade, 15 militares foram agraciados com a Medalha Militar, sendo eles: Ouro – Suboficial Emerson Roberto Daher Magri; Prata – Tenente Alessandra Ouverney Ramos Pinheiro; Sargento Igor Martins Valadares; Sargento Robson Gildasio dos Santos; Sargento Wisney de Oliveira Aires Ribeiro; Sargento Fabrício Vieira Silva; Sargento Ramisés Rodrigo de Almeida Jorge; Cabo Túlio Marcos Vilaça Theodoro; Bronze – Tenente Intendente Décio Luiz Furigo Neto; Sargento Ana Paula Gomes Pereira dos Reis; Sargento Giselle de Melo Oliveira; Sargento Leandro Mescolin dos Santos; Sargento Thiago Bastos Suchorski; Sargento Leonardo Madrona Guedes da Silva; Cabo Felipe Augusto Mendes.

BASC celebra o Dia da Intendência da Aeronáutica

“Sou o hoje, o amanhã, a história, a virtude, o progresso, a essência, sou a paz, o ouro, a prata, vitória, somos um, sou você Intendência”. Com a execução desta canção, após o hasteamento do Pavilhão Nacional, teve início, na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro, as comemorações do Dia da Intendência da Aeronáutica. Na ocasião, a solenidade foi presidida pelo Comandante da Ala 12, Coronel Aviador Marcelo da Costa Antunes.

O Comandante da Base Aérea de Santa Cruz, Coronel Intendente André Gomes de Magalhães, disse que ser o primeiro Oficial Intendente a Comandar a BASC é um privilégio e definiu o que representa o dia 23 de agosto. “Nenhuma palavra traduz melhor o espírito dos integrantes da Intendência da Aeronáutica do que superação. Nossa missão, certamente, exige o esforço máximo de nosso efetivo, entretanto, é extremamente recompensador, pois sabemos que estamos apoiando o bem mais valioso de uma Força Aérea moderna: seus homens e mulheres”, disse o Coronel.

Colaboradores: Tenente Bueno/II COMAR; Tenente Vieira/GAP-LS; Sargento Gaudêncio/BASC
Fotos: Cabo Alexandrino/II COMAR; Soldado Azevedo/GAP-LS; Sargento Neubar/BASC

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter