Combate a incêndios no Pantanal: Aeronaves da FAB continuam prestando apoio

Tenente Flávia E Major Monteiro

O combate a incêndios que atingem o Pantanal no Mato Grosso (MT) e no Mato Grosso do Sul (MS), desde o dia 27 de julho, continua contando com o apoio das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). As aeronaves C-130 Hércules e H-60L Black Hawk realizam missões de Combate a Incêndio em Voo e Transporte Aéreo Logístico na região, durante a Operação Pantanal, deflagrada pelo Ministério da Defesa. As Forças Armadas estão empregando aeronaves no combate a incêndios e atuam em parceria com agências federais e estaduais, por conta das queimadas na região.

O C-130 Hércules, operado pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, realizou, entre os dias 3 e 4 de agosto, cinco saídas. A aeronave está operando a partir da Ala 5 – Base Aérea de Campo Grande e utiliza o sistema de combate a incêndio MAFFS (do inglês, Modular Airborne Fire Fighting System). O equipamento conta com dois tubos que projetam água pela porta traseira do avião, a uma altura aproximada de 150 pés (cerca de 46 metros).

Já o H-60L Black Hawk, operado pelo Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, estava engajado nas missões a partir do Aeroporto de Corumbá até o dia 7 de agosto, atuando no transporte de brigadistas do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) até os locais das chamas. 

Com a diminuição dos focos de incêndio na região de Corumbá, a Operação Pantanal foi deslocada para o município de Poconé (MT), no sábado (8), onde as queimadas estavam intensas. No final de semana, o H-60L realizou duas saídas na região para contribuir com a diminuição das chamas que atingem reservas ecológicas e fazendas locais.

“É uma experiência muito boa poder aplicar o nosso conhecimento para ajudar a sociedade brasileira e, sobretudo, poder proteger reservas ecológicas no Pantanal, a exemplo de Poconé, no Mato Grosso”, declarou um dos pilotos do H-60 Black Hawk, Tenente Aviador Danilo Correa Alves da Silva.

Operação Pantanal
O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Organização da FAB responsável pelo emprego das aeronaves, realiza a coordenação junto ao Ministério da Defesa (MD), que atendeu à solicitação do Governo do Mato Grosso do Sul.

Para cumprir a demanda, o MD estabeleceu um Centro de Coordenação no Comando do 6º Distrito Naval, na cidade de Ladário (MS). Também participam das ações helicópteros da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

Fotos: Marinha do Brasil e Tenentes Danilo e Josué/ 5º/8º GAV

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter