FAB – EPCAr tem novo Comandante

Sargento Júlio Fonseca, Tenente Jonathan Jayme E Tenente-Coronel Santana

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), tem um novo Comandante: o Coronel Aviador Paulo Ricardo da Silva Mendes, que substituiu o Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani.

A cerimônia militar de Passagem de Comando ocorreu na manhã desta segunda-feira (10/02) e foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço.

O ato de transmissão do cargo foi presidido pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita. Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB), autoridades civis e militares da cidade e região, além de ex-Comandantes da Escola, também prestigiaram a solenidade.

Como parte do evento, ocorreu, no Salão Nobre da EPCAR, o descerramento da fotografia do Comandante substituído, na galeria de ex-Comandantes da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR.

Após quase dois anos à frente da EPCAR, o Brigadeiro Bellintani segue para Canoas (RS) onde comandará a Ala 3. Em seu discurso de despedida, o Oficial-General fez agradecimento a todos que contribuíram durante o seu período de Comando e destacou o orgulho em ter dirigido a Escola onde iniciou sua carreira, há 36 anos. “Minhas últimas palavras são direcionadas aos alunos da EPCAR. Mantenham acesa a chama do entusiasmo e o brilho no olhar em cada ação, norteada pelos valores fundamentais de servir por ideal, aprender para liderar e dignidade acima de tudo”, concluiu.

O Major-Brigadeiro Mesquita destacou a importância da EPCAR para o cumprimento institucional da Missão da FAB, preparando os futuros líderes da Aeronáutica, além de enaltecer o comando realizado pelo Brigadeiro Bellintani e desejar êxito ao novo Comandante, Coronel Silva Mendes. “Esta Escola tem o destacado papel de preparar os jovens alunos para, um dia, dominarem os ares da nossa Nação. Ao Brigadeiro Bellintani, foi visível sua dedicação ao não medir esforços para trabalhar ativamente na melhoria da qualidade do ensino, na formação dos futuros gestores e combatentes de nossa Instituição. Coronel Silva Mendes, ao chegar para comandar, aproveite para incorporar toda a experiência passada e, ao final do seu ciclo, reconhecerá que o Comando é um aprendizado contínuo”, discursou.

Carreira

O Coronel Silva Mendes, que já atuou como Subcomandante da EPCAR entre os anos de 2014 e 2016, destaca a felicidade em retornar para comandar a Nascente do Poder Aéreo. “É um prazer assumir o Comando desta Escola que todo ano se renova com desafios e conquistas, com as turmas que chegam, que saem e que se formam. Vejo que o principal desafio é receber os jovens e transformá-los em cidadãos que cultuam valores e princípios importantes para a sociedade brasileira como um todo, não somente para a FAB”, concluiu.

Natural de Porto Alegre (RS), o Coronel Silva Mendes ingressou na FAB em fevereiro de 1988. Deixou o cargo de Vice-Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica para comandar a Organização que conta com a tropa mais jovem da Força Aérea.

Fotos: Suboficial Leopoldo e Sargento Domingos / EPCAR

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter