Militares da FAB contam experiências marcantes durante sua jornada na Infantaria

Tenente Cristiane dos Santos, Aspirante Letícia Faria E Capitão Landenberger

O dia 11 de dezembro relembra os 78 anos da ativação das primeiras Companhias de Infantaria do Ministério da Aeronáutica, destinadas, principalmente, à proteção e guarda das instalações militares da Força, ocorrida em 1941. Hoje, a Infantaria possui três áreas de atuação: Segurança e Defesa, Defesa Antiaérea e Operações Especiais, que agrupam um conjunto de ações específicas de Força Aérea.

A primeira inclui Segurança das Instalações, Polícia da Aeronáutica e Autodefesa de Superfície; a segunda corresponde à Ação de Autodefesa Antiaérea; já as Operações Especiais abrangem as Ações Diretas, o Reconhecimento Especial, o Contraterrorismo e o Guiamento Aéreo Avançado.

A Infantaria atua, ainda, na área de Busca e Salvamento (SAR, do inglês Search and Rescue), integrando as Equipes de Resgate e participando das Missões de Busca e Salvamento e de Busca e Salvamento em Combate. Cada ação corresponde a um ou mais conjuntos de técnicas, táticas e procedimentos específicos, que representam as atividades operacionais.

A Infantaria da Aeronáutica está presente em todas as regiões do território nacional. Ao todo, são 28 unidades de Segurança e Defesa, sendo dez Grupos, 13 Esquadrões, quatro Esquadrilhas e um Elemento de Segurança e Defesa, além do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) e das Unidades de Defesa Antiaérea, que abrangem a Primeira Brigada de Defesa Antiaérea (1ª BDAAE) e seus três Grupos de Defesa Antiaérea (1º, 2º e 3º GDAAE).

As experiências colhidas nos últimos anos, como a participação nos Grandes Eventos, nos Exercícios Conjuntos e nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), proporcionaram um ganho operacional significativo, contribuindo para o aperfeiçoamento técnico e envolvimento ainda maior com a carreira.

Confira alguns depoimentos de militares que atuam na Infantaria da Aeronáutica:

Cabo SGS Kaique Lima de Oliveira – Ala 7 “Eu participei da GLO nas Olimpíadas e Paralimpíadas e sinto muito orgulho dessa experiência. A Operação Acolhida também foi um momento muito especial. Ajudamos uma família, uma mãe com cinco crianças: eles tinham no olhar a esperança de chegar a um lugar novo. Trabalhar no Esquadrão de Segurança e Defesa é algo de muita responsabilidade, sempre com o objetivo de elevar o nosso padrão.”

Tenente de Infantaria Lucas Pires de Lima – 1ª BDAAE “Participei de um Exercício de Defesa Antiaérea este ano. A expectativa era alta e os anseios de colocar em prática aquilo que aprendi em 2017, no Curso de Defesa Antiaérea (CDAAE), eram muitos. Sair do ambiente de estudos para a aplicação prática foi incrivelmente gratificante e motivador. A sensação de dever cumprido, o aperfeiçoamento e o moral da tropa sempre elevado foram os pontos altos da missão.”

Tenente de Infantaria Mauro Gomes Marques Junior – Ala 11 “Todo militar de Infantaria sente um peso: ser responsável pela vida das pessoas que os cercam. A Infantaria forma pessoas, desenvolve o caráter militar e constrói profissionais capazes de cumprir qualquer missão. Fazer parte desse processo e ver os resultados positivos é mais gratificante do que o próprio reconhecimento do meu trabalho. O espírito da Infantaria pulsa pela guerra, pelo que é certo, honrado e justo.”

Suboficial SGS Julio Carvalho Teixeira – Ala 12 “O acidente com o Boeing 737-200 da Varig, em 1989, foi minha primeira missão real e a mais gratificante. Foi um verdadeiro milagre no coração da Selva Amazônica. Dos 54 passageiros, 42 foram resgatados com vida, graças ao trabalho realizado pelas equipes de resgate e de apoio logístico da FAB. Foram momentos inesquecíveis que me fizeram ter a certeza da escolha que fiz como carreira profissional.”

As atividades da Infantaria da Aeronáutica são:

– Ações Diretas
– Bloqueio e Controle de Vias
– Busca e Apreensão
– Contraterrorismo
– Controle de Acesso
– Controle de Distúrbios
– Controle de Trânsito
– Defesa Anti aérea
– Defesa de Bases Aéreas
– Emprego de Cães de Guerra
– Escolta de Batedores
– Escolta Motorizada
– Guiamento Aéreo Avançado
– Guarda de Presos e Prisioneiros de Guerra
– Medidas de Controle no Solo
– Motopatrulhamento
– Perícia Criminal
– Policiamento Montado
– Policiamento Ostensivo
– Posto de Segurança Estático
– Proteção de Estruturas Estratégicas
– Proteção de Meios Aéreos Desdobrados
– Reconhecimento Especial
– Segurança de Autoridades
– Vigilância Eletrônica

Fotos: Tenente Enilton; Tenente Rezende; Sargento Johnson; Sargento Batista; Cabo Feitosa / CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter