30 de Julho, 2018 - 13:00 ( Brasília )

Aviação

SITA convida partes interessadas da indústria aérea para participarem do projeto de pesquisa internacional de blockchain


A SITA, provedora de tecnologia da indústria de transporte aéreo, anunciou o lançamento de um grande projeto de pesquisa da indústria para explorar o potencial doblockchain. Mais de 100 dos principais executivos de TI, presentes no Fórum de Inovação dos Cliente da SITA, foram os primeiros a serem convidados para ingressar no Sandbox Blockchain de Aviação.
 
A SITA está investindo na infraestrutura para acelerar pesquisas específicas do setor sobre a viabilidade da execução de aplicativos de várias empresas usando a tecnologia de contabilidade distribuída, mais conhecida como blockchain. A empresa está convidando os investidores da indústria interessados em usar gratuitamente o Sandbox Blockchain de Aviação.

Barbara Dalibarb, CEO da SITA, diz: “Hoje estamos convidando organizações de transporte aéreo para trabalharem juntas, para que possamos coletivamente observar como o blockchain pode funcionar em nosso setor. A blockchain traz uma série de promessas, mas explorá-las em organizações individuais não é o mais produtivo. Como empresa de tecnologia de propriedade das companhias aéreas, a SITA está em condições de trabalhar de forma neutra com várias partes interessadas para explorar e testar aplicativos de várias empresas. Através desta inovação colaborativa, vamos acelerar o aprendizado para todos ”.
 
A indústria de companhias aéreas tem um longo histórico de compartilhamento de informações entre várias partes interessadas para aumentar a eficiência. Às vezes, no entanto, enfrenta dificuldades quando informações comerciais proprietárias precisam ser extraídas ou várias fontes de dados entram em conflito. Um dos principais benefícios da tecnologia blockchain é a capacidade de ter aplicativos de várias empresas. Eles funcionam em várias organizações, bloqueando dados imutáveis ??no blockchain, em vez de ter aplicativos individuais sendo executados separadamente e trocando dados caso a caso. É assim que esta tecnologia pode fornecer uma "fonte única de verdade" para todas as partes interessadas.
 
O Sandbox Blockchain de Aviação será conduzido e gerenciado pela SITA Lab, equipe de pesquisa de tecnologia da SITA, e será desenvolvido em três etapas. Para começar, a SITA está abrindo o projeto FlightChain para companhias aéreas e aeroportos em setembro. O FlightChain foi o teste de blockchain da SITA, com a British Airways, Heathrow, Aeroporto de Genebra e Aeroporto Internacional de Miami, usando contratos inteligentes para controle compartilhado de dados. Ele armazenou informações de voo no blockchain para fornecer uma única fonte de verdade. Agora, a SITA está facilitando que outras companhias aéreas e aeroportos participem dessa pesquisa e testem o FlightChain para uso próprio.
 
Para a segunda etapa dessa inovação colaborativa, a SITA trabalhará com organizações que desejam testar contratos inteligentes em vários casos de uso operacional de companhias aéreas e aeroportos. Durante a terceira etapa da pesquisa, que deve começar no final de 2018, a SITA permitirá que os participantes executem seu próprio nó. Isso dará às organizações a oportunidade de se envolverem mais e participarem do funcionamento da rede, inclusive tornando-se guardiões. Em todos os estágios, as organizações participantes podem ter certeza de que os dados usados ??na caixa de proteção da blockchain serão armazenados confidencialmente.
 
Dalibard concluiu: “Desde que publicamos os resultados da pesquisa da FlightChain, muitos dos nossos clientes de companhias aéreas e aeroportos expressaram interesse em explorar as oportunidades da blockchain conosco e alguns já se comprometeram com a Sandbox Blockchain de Aviação. Encorajamos as companhias aéreas, aeroportos, agentes de solo, governos e outras organizações com um papel no setor de transporte aéreo a aproveitarem essa oportunidade para inovarem juntos. ”