Escola de Especialistas recebe mais de 400 novos alunos

Tenente Cynthia Fernandes  / Major Alle

Foi com muita emoção que, no último domingo (07/10), mais de 400 jovens entraram pelos portões do “Berço dos Especialistas”. Homens e mulheres dos quatro cantos do País se tornaram os novos alunos da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP).

Esses futuros guerreiros, cheios de sonhos e expectativas, com garra e vontade de vencer, foram selecionados entre milhares de candidatos para compartilhar a experiência de estudar numa escola militar da Força Aérea Brasileira.

Do total de ingressantes, 287 foram matriculados no Curso de Formação de Sargentos (CFS) – Esquadrão Amarelo – e 163 no Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) – Esquadrão Prata. Os alunos e seus familiares foram recepcionados pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Jayme Ferreira Junior, e pelo Comandante do Corpo de Alunos, Coronel Eder Santaroni, que orientaram sobre a rotina do aluno na unidade e o futuro da carreira.

“Tive uma sensação gratificante ao cruzar os portões da Escola. Percebi que valeu todo meu esforço de estudos e treinamento físico durante três anos”, comentou o aluno Igor André Menezes Macedo, do Esquadrão Amarelo.

Segundo ele, entrar para a EEAR é a realização de um sonho pessoal e da família. “É uma honra para a Escola receber mais uma turma de futuros companheiros de jornada”, reforçou o Brigadeiro Jayme, sobre o início dos cursos.

Segundo ele, “disciplina, amor e coragem”, código de honra do Aluno Especialista, é o lema que, a partir de agora, iluminará o caminho dos futuros sargentos. Destaques das turmas Primeira colocada no concurso de admissão ao CFS, Karen Letícia Amorin Gomes de Oliveira, 23 anos, natural do Rio de Janeiro (RJ), comentou sobre a aprovação depois de cinco anos de estudos.

"Essa realização aconteceu no momento certo. Em outras oportunidades batia na trave, ficava retida em alguma etapa do concurso," relembra. "Foi uma surpresa muito grande devido a grande concorrência”, ressalta a aluna Carolina de Santana Givigi, 20 anos, que conquistou o primeiro lugar no concurso de admissão ao EAGS e que está se adaptando à nova rotina da escola.

Começam as inscrições para seleção de 183 vagas para sargentos¹

Já estão abertas as inscrições da seleção do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS), para ingresso na Força Aérea Brasileira em janeiro de 2019. Para se inscrever basta acessar o site: ingresso.eear.aer.mil.br até o dia seis de fevereiro.

A taxa é de R$ 60,00. As vagas são destinadas a candidatos de ambos os sexos, que atendam às condições e às normas estabelecidas nas instruções específicas, para serem habilitados à matrícula no EAGS, não podendo possuir menos de 17 nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2019 e ter concluído, na data da Concentração Final do certame, o Ensino Médio e o Curso Técnico de Nível Médio.

O processo seletivo é composto de provas escritas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Especializados (relativos à especialidade a que concorre o candidato), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, prova prática da especialidade e validação documental.

As provas escritas serão realizadas no dia 22 de abril de 2018 nas seguintes localidades: Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Santa Maria (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).

Os aprovados em todas as etapas do processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), no dia 13 de janeiro de 2019, para habilitação à matrícula no curso que terá duração de um ano.

Após a conclusão do estágio com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será distribuído e classificado em alguma das organizações do Comando da Aeronáutica localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração. Para obter mais informações, consulte as instruções específicas clicando aqui [Link].

Confira abaixo a quantidade de vagas por especialidade:

> SAD – Administração – 40
> SEF – Enfermagem – 45
> SEL – Eletricidade – 14
> BET – Eletrônica – 30
> SPV – Pavimentação – 8
> SIN – Informática – 20

> SOB – Obras – 8
> STP – Topografia – 8
> SLB – Laboratório – 5
> SRD – Radiologia – 5

Total – 183

¹com Tenente Eliaine, Tenente João Elias, Tenente Gabrielli / Major Peçanha

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter