Esquadrilha da Fumaça comemora 65 anos de atuação em acrobacias

Tenente Flavia Cocate / Aspirante Nara Lima

São 65 anos de muita história para contar. O dia 14 de maio é a data oficial de criação da Esquadrilha da Fumaça. Para marcar o momento, a Esquadrilha fará apresentação especial em comemoração ao 65º aniversário, no próximo sábado (13), às 11h, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

A intenção é aproximar a FAB de quem, frequentemente, acompanha os aviões da Fumaça passando sobre suas casas durante os treinamentos. O Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas, reforça a importância do contato com o público. “Poder se apresentar no aniversário da instituição em Pirassununga é um privilégio e um agradecimento a todos da cidade, onde é a casa da Esquadrilha da Fumaça”, declara.

Os ingressos da apresentação já se esgotaram. Quem já garantiu a entrada, deve levar o bilhete impresso. A entrada com veículo próprio será pelo Portão Sul, localizada na Estrada de Aguaí, quilômetro 39.

Serviço: Apresentação Comemorativa da Esquadrilha da Fumaça

Data: 13 de maio

Horário: 11h às 13h

Abertura do portão: 9h30

Horário da demonstração: 11h

Entrada: Portão Sul – Estrada de Aguaí, SP 225, Km 39

Local: Esquadrilha da Fumaça, Estrada de Aguaí, s/n – Jardim Godói, Pirassununga – SP

Vídeo institucional conta a história da Esquadrilha da Fumaça¹

A Esquadrilha da Fumaça completa 65 anos no domingo (14/05). Nessa trajetória, contou com o esforço e a dedicação de todos os que passaram pela instituição e ajudaram a construí-la. Para resgatar a história da Esquadrilha, cuja missão é representar a Força Aérea Brasileira (FAB), foi lançado um vídeo institucional.

Segundo o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas, o vídeo é uma grande homenagem aos fumaceiros de todas as gerações.

Sabemos que um vídeo divulgado nas redes sociais, na imprensa e nas palestras institucionais pode atingir um público maior do que o de uma demonstração aérea. Por isso, é tão relevante a produção de um vídeo que conte a história da unidade, enaltecendo todos os militares que ajudaram a erguer a instituição tão forte que é a Fumaça”.

Esse vídeo será divulgado nas redes sociais, nos sites da Fumaça e da Força Aérea Brasileira e nas palestras institucionais do Esquadrão, sejam elas no próprio hangar, localizado em Pirassununga (SP), ou nos diversos lugares do país, por onde a equipe passa durante as demonstrações aéreas.

O vídeo mostra como surgiu a Esquadrilha da Fumaça em 1952 na Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, as aeronaves do Esquadrão e os valores difundidos para o público nos seus 65 anos de existência, dentre outras características e curiosidades da instituição.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter