Helibras apresenta helicópteros, entrega unidades e recebe prêmios na LABACE


A Helibras participou da 8ª edição da LABACE – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition, entre os dias 11 e 13 de agosto no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, apresentando quatro modelos de sua gama de mais de 11 opções de helicópteros disponíveis para o mercado brasileiro.
 
São eles o AS350 Esquilo, o EC130B4, o EC135 e o EC145, configurados para o mercado executivo, reunindo o melhor da tecnologia e da inovação oferecidos pelos produtos Eurocopter/Helibras.
 
“Levamos uma boa mostra do nosso portfólio de produtos, o mais completo do mercado, para que os clientes e visitantes conheçam parte das capacidades do nosso grupo e compreendam os motivos de nossa liderança de mercado”, afirma Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibras.
 
Durante o evento também foram realizadas entregas simbólicas. A Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, recebeu um EC 145, no estande da empresa. O modelo escolhido pela companhia é um helicóptero biturbina com capacidade para até 9 passageiros mais o piloto, o qual será utilizado em missões de transporte de carga e passageiros para áreas de pesquisas geológicas e levantamentos ambientais, incorporando-se a uma frota com outras quatro aeronaves  Helibras/ Eurocopter.
 
Considerado um dos helicópteros mais silenciosos do mundo, foi produzido com base no conceito “Stylence” (Style + Silence) que oferece o menor nível de ruído dentre as aeronaves de sua categoria e, por isso, tem sido bastante procurada pelo mercado executivo, no qual a Helibras possui 46% de participação, no Brasil.
 
Existem mais de 400 unidades do modelo EC145 em atividade em todo o mundo, em diversas configurações para a realização de uma grande quantidade de missões, em todos os segmentos de mercado, sendo o único em sua categoria com capacidade para até nove passageiros.
 
Além deste modelo, a Helibras oficializou a entrega de dois novos helicópteros AS350 B2 Esquilo para diferentes clientes: a Helimarte, de São Paulo e a Agropecuária Umuarama, de Goiás, ampliando ainda mais a frota brasileira do modelo mais vendido no país.   
 
Segundo o presidente da Helibras, Eduardo Marson, “é gratificante poder consolidar a parceria com nossos clientes, especialmente no ano em que comemoramos os 35 anos de operação do Esquilo no mundo, além de poder fazer as entregas nesse importante evento do setor aéreo”. 
 
A agropecuária Umuarama adquiriu seu segundo modelo Esquilo justamente pelo sucesso do modelo em diversos segmentos. “Sabemos que esta é uma aeronave com um bom custo benefício e que atende nossa operação de transporte executivo, além de ter a tranqüilidade de poder empregá-la em outras funções, pelo custo operacional baixo e grande versatilidade”, explica Luiz Pereira Martins, diretor presidente da Umuarama.
 
A companhia de taxi aéreo Helimarte receberá seu sétimo Esquilo. O contrato de compra da nova aeronave foi assinado durante o Paris Air Show, realizado em junho deste ano, na França. Para o presidente da empresa paulista, Comandante Jorge Bitar Neto, tão importante quanto a padronização da frota é o desempenho do Esquilo. “Além de ser uma máquina ágil, segura, econômica e forte para nós, operadores, nossos passageiros adoram por ter bom espaço interno, oferecer conforto e boa visibilidade em todos os assentos, porta deslizante que facilita e otimiza o tempo de traslados e serviços”, afirma.
 
A Helibras também assinou um novo contrato de venda durante o primeiro dia da LABACE. Mais três AS350 B2 Esquilo para a Helisul, que já possui 18 unidades deste modelo. Maior operador brasileiro deste helicóptero, a Helisul é proprietária, também, do PT-HLU – Esquilo mais voado em nosso país, com mais de 26 mil horas, e que atualmente encontra-se a serviço do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina, depois de ter sido utilizado nas mais diversas missões. A Helibras vai, inclusive, homenagear, durante a Feira, este marco conquistado.
 
Prêmios do setor
 
No primeiro dia da feira foram revelados os vencedores do prêmio Aeromagazine de Aviação, que escolhe os destaques do ano no setor.
 
Pela segunda vez consecutiva, o presidente da Helibras, Eduardo Marson, foi eleito “personalidade do ano”, concorrendo com os CEO’s da TAM, Embraer, Azul e Trip. Em seu breve discurso de agradecimento, Marson ressaltou a importância e visibilidade que a empresa construiu no mercado de asas rotativas e também da força de sua expansão. “Quem votou não escolheu o presidente, mas, todos os mais de 500 funcionários da Helibras, que, juntos, estão fazendo avançar a nossa expansão. E é com eles que eu divido e agradeço por este prêmio”, disse.
 
A empresa também teve o seu modelo EC145 escolhido como “helicóptero do ano”, em uma disputa com o AgustaWestland AW139, AgustaWestland AW109 GrandNew, Bell 429, Robinson R66 e Schweizer 300 CBI. O vice-presidente Comercial e Marketing Julien Negrel, recebeu o prêmio pela Helibras. “Essa aeronave é muito versátil e estamos fazendo todos os investimentos para a manutenção desse modelo no Brasil. Após acompanhar de perto, nos Estados Unidos, o lançamento deste helicóptero, vejo com muita satisfação o sucesso dele também no Brasil e recomendo a compra”, brincou Negrel.
 
O XIII prêmio Aeromagazine de Aviação avaliou dez categorias da aviação como melhor companhia aérea nacional, melhor companhia aérea internacional, melhor avião a pistão, melhor avião a turbina, entre outras. Cada premiado concorreu com cinco outros indicados por meio de um júri selecionado por representantes da revista e do mercado e escolhido por votação pelos leitores da Revista.
 
 
 
Sobre a Helibras
 
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS – European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1978 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 550 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou mais de 550 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2010, a empresa teve um faturamento de R$ 395 milhões. Mais informações:  www.helibras.com.br
 
Sobre a Eurocopter e EADS
 
Fundada em 1992, o grupo Franco-Alemão-Espanhol Eurocopter é uma divisão da EADS, líder mundial em serviços de defesa aeroespacial, e afins, que emprega aproximadamente 17.500 pessoas. Em 2010, a Eurocopter confirmou sua posição de líder como fabricante mundial de helicópteros no mercado civil e parapúblico com um volume de negócios de 4,8 milhões de euros, encomendas de 346 novos helicópteros e uma quota de mercado de 49% nos setores civil e parapúblico. No geral, os helicópteros do Grupo são responsáveis por 33% da frota total mundial civil e parapúblico.A forte presença da Eurocopter no mundo inteiro é garantida por suas 30 filiais e participações nos cinco continentes, juntamente com uma densa rede de distribuidores, agentes certificados e centros de manutenção. Há atualmente 11.200 helicópteros Eurocopter em serviço e 2.900 clientes em 147 países. A Eurocopter oferece a maior gama de helicópteros civis e militares no mundo. Mais informações: www.eurocopter.com
 
A EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa, segurança e serviços relacionados, e inclui a Airbus, a Astrium, a Cassidian e a Eurocopter. Em 2010, a EADS faturou € 45,8 bilhões e empregou cerca de 122 mil trabalhadores.
 
No Brasil, a EADS mantém investimentos há 33 anos, tendo iniciado sua presença por meio da Helibras, subsidiária local da Eurocopter. Também está presente através da EADS Brasil, da EADS Secure Networks Brasil e de escritórios comerciais da Airbus Military e da Spot Image. É acionista da Equatorial Sistemas e desenvolve parcerias de longo prazo com clientes como a TAM, Forças Armadas, Polícia Federal, Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e as forças policiais estaduais. Mais informações: www.eads.com.br

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter