Airbus diz que espera retomar testes de pré-entrega dos A400M em breve

English version

A Aribus espera conseguir recomeçar logo testes de produção da sua aeronave militar A400M, pavimentando o caminho para uma rápida continuação de entregas que foram interrompidas depois de um acidente, disse a empresa, neste domingo.

Ao mesmo tempo, o executivo chefe tentou acalmar as preocupações da Espanha sobre seus trabalhadores terem sido culpados pelo acidente, que foi ligado, em parte, a um erro de instalação de software.

O avião caiu durante os primeiros minutos do teste de pré-entrega, em 9 de maio, fazendo a Espanha interromper voos semelhantes e efetivamente suspender as entregas de tropas e cargas.

"Esperamos conseguir voar com nossa produção aérea em breve. Há duas naves prontas para começar as entregas assim que a suspensão temporária da licença for levantada", disse a porta-voz da Airbus Defence & Space, neste domingo.

A Grã-Bretanha e a Alemanha suspenderam as operações de suas frotas de A400Ms, o novo transporte de tropas e carga da Europa, após o primeiro acidente envolvendo o maior projeto de defesa da Europa, que já foi marcado por atrasos e custos extras.

A França mantem seus seis A400Ms em operação por enquanto, mas está limitando a sua utilização. Só os voos de extrema importância para as operações serão permitidos", disse Jean-Yves Drian.

O Exército turco suspendeu as operações de seus dois A400M como medida de precaução, informou a agência de notícias estatal Anadolu, citando uma ordem do comandante da Força Aérea.

Os aviões, que custaram pouco mais de 100 milhões de euros cada, são montados em Sevilha.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter