Exército Real da Tailândia adquire seis helicópteros EC145 T2

Por Nicholle Murmel

O Exército Real da Tailândia acaba de aumentar sua frota de helicópteros com a aquisição de seis unidades do EC145 T2 fabricado pela Airbus Helicopters. O modelo é o mais recente e poderoso da família EC145 de aeronaves bimotores leves.

A corporação assinou a encomenda das seis unidades com instalação VIP através do pacote Light Utility Helicopter Type II. Os helicópteros serão usados principalmente para transporte de passageiros oficiais, e devem começar a ser entregues à Tailândia em 2016.

 “A aquisição dos EC145 T2 não é a primeira do Exército Real. Em 2014 os helicópteros de reconhecimento armados AS550 C3e entraram em serviço, e em breve serão entregues as aeronaves utilitárias leves UH-72A Lakota vindas dos Estados Unidos”, diz Philippe Monteux, diretor regional da Airbus Helicopters no Sudeste Asiático e Pacífico.

O EC145 T2 apresenta cabine com sistemas digitais avançados e piloto automático de quatro eixos. O peso máximo para decolgem é de 3,65 toneladas, e a aeronave é movida por motores Turbomeca Arriel 2E equipados com controles digitais de duplo canal (PADEC). A segurança operacional é reforçada pelo rotor de cauda coberto Fenestron®, especial para decolagens e pousos em espaços restritos, bem como embarque/desembarque da aeronave com os rotores em movimento.

O UH-72A é uma versão do modelo EC145 produzido nas istalaçãos da em Columbus, Mississipi, para a Marinha e Exército americanos. Seis unidades foram adquiridas dos EUA pelo Exército Real tailandês dentro do programa de venda de equipamentos militares para forças estrangeiras.

Sobre a Airbus Helicopters

Antes Eurocopter, a atual Airbus Helicopters é uma divisão do grupo Airbus, pioneiro dos setores aerosepacial e de defesa. A empresa conta hoje com mais de 23 mil funcionários em todo o mundo, e 46% do mercado civil e de serviços públicos. Ao todo são cerda de 12 mil helicópteros operados por mais de 3 mil clientes em aproximadamente 150 países.

A presence internacional da Airbus Helicopters é marcada por seus centros de suporte ao cliente em 21 países, e uma rede global de fornecimento de serviçoes, instalações de treinamento, distribuidores e agentes certificados. A gama de helicópteros civis e militares oferecidos é a maior atualmente, e essas aeronaves correspondem a um terço da frota civil e de uso governamental/público no mundo.

A maior prioridade da empresa é garantir a segurança na operação dos helicópteros para as milhares de pessoas que voam mais de 3 milhões de horas por ano.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter