A400M – Airbus vai revelar novas datas de entrega de cargueiro militar

A divisão militar e espacial da Airbus vai revelar novas datas para a entrega do cargueiro A400M no final de fevereiro, afirmou um executivo da companhia nesta terça-feira.

Um total de 180 unidades do avião foram encomendadas por sete nações parceiras do projeto, que incluem Alemanha, Bélgica, Inglaterra, França, Luxemburgo, Espanha e Turquia.

Jean-Marc Nasr, responsável pelas regiões Europa, Oriente Médio e África da Airbus Defence and Space, afirmou a jornalistas que tem havido dificuldades na organização da cadeira de fornecedores do modelo.

"Queremos otimizar este sistema", disse, acrescentando que "não há problema com a fuselagem ou coisa do tipo".

As forças armadas da Alemanha receberam em dezembro a primeira unidade de um total de 53 cargueiros A400M encomendados, com outras cinco unidades esperadas já para este ano.

Programa

O programa A400M foi lançado em maio de 2003 com uma encomenda de 180 aviões para 7 países, O mercado-alvo inclui sete países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan): Inglaterra, Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Espanha e Turquia.  A África do Sul se juntou ao programa em abril de 2005 com uma encomenda de 8 aviões.

Em dezembro de 2005, a Malásia encomendou mais 4 aeronaves, levando as encomendas totais a 192 unidades. A previsão era que o A400M fizesse seu voo inaugural no início de 2008, com as entregas se iniciando em 2009.

 

O A400M tem custo de desenvolvimento de 20 bilhões de euros (US$ 25 bilhões).

Ele está sendo desenvolvido para pôr fim à soberania na Europa do cargueiro C-130, da americana Lockheed, e ao de maior porte C-17, da Boeing, que são a base das frotas aéreas de transporte da maioria dos exércitos de países-membros da Otan.

Primeira entrega

Em 30 de setembro de 2013, a Airbus entregou a primeira unidade. Foi para a França, que confirmou os 50 pedidos previstos, sendo 15 de imediato.

"É, acredito, uma pequena proeza tecnológica", disse o ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le Drian (foto), que estava presente na cerimônia de entrega nesta segunda-feira em Sevilha, onde a aeronave foi montada.

veja o artigo: Airbus entrega primeiro A400M, avião militar de última geração (Link)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter