MB participa do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

Os representantes da Marinha do Brasil, Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, Diretor de Aeronáutica da Marinha (DAerM) e o CF Evandro José Souza Rangel, Encarregado da Divisão de Investigação do SIPAAerM (Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha) participaram da 61ª Sessão Plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), realizada em Brasília, nos dias 6 e 7 de maio de 2014, no auditório do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).
 
O CNPAA, instituído pelo Decreto nº 87.249, de 7 de junho de 1982, sob a direção e  coordenação do CENIPA, reúne representantes de  entidades nacionais envolvidos, direta ou indiretamente, com a atividade aérea e tem por objetivo estabelecer discussões, em nível nacional, a fim de buscar soluções para problemas ligados à Segurança de Voo.
 
Na ocasião, o SIPAAerM fez uma apresentação sobre a segurança dos voos conduzidos sob  regras visuais (VFR) no litoral do Rio de Janeiro,  com ênfase nos aspectos relativos à coordenação do tráfego aéreo e situações de interferência mútua, especialmente no trecho entre a Baía da Guanabara e Saquarema.

Esta rota aérea é frequentemente utilizada pelas Aeronaves da Marinha do Brasil, assim como por um crescente número de Aeronaves de Asa Rotativa, que deslocam-se rumo ao aeroporto de Cabo Frio, onde ficam baseadas para operarem nas Plataformas de Petróleo do Pré-Sal.
 
Dessa  apresentação decorrerão Propostas de Recomendações de Segurança que contribuirão para uma melhor coordenação do tráfego na região.
 
A participação no evento proporcionou a troca de experiências entre os diversos ramos da Aviação Brasileira e possibilitou dar visibilidade a algumas das atividades desenvolvidas pelo segmento aéreo do Poder Naval.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter