Avião com teto panorâmico é aposta da Airbus para 2050

Uma inovadora concepção de avião com teto transparente pode finalmente terminar com as disputas pela poltrona mais perto da janela. Em substituição aos tradicionais assentos, o Airbus Concept Cabin prevê áreas personalizadas de recreação, teto e janelas panorâmicas. O projeto foi apresentado pela Airbus na Paris Airshow “Le Bourget”, feira que está sendo realizada na França e vai até 26 de junho. A empresa europeia aposta que até 2050 muitas ideias do modelo sejam colocadas em prática.

O protótipo oferece aos passageiros jogos, golfe virtual, sala de leitura e área de compras. Conta com uma estrutura inteligente formada por materiais totalmente biodegradáveis que imitam o esqueleto de um pássaro: os interiores das colunas e materiais de sustentação são porosos, de modo a aguentar a pressão, tornar o avião mais leve e assim reduzir a quantidade de combustível necessária para voar.

As janelas do avião seriam feitas com material biopolímero (compostos químicos orgânicos, como a celulose) e poderiam controlar a temperatura e a umidade interna da nave. Além disso, seriam capazes de ficar tanto opacas quanto transparentes. As poltronas se moldariam ao formato do corpo para garantir o conforto dos passageiros.

Embora a concepção apresentada pela fabricante seja uma espécie de aposta do que será possível no futuro, muitas das tecnologias propostas já existem ou estão em fase de pesquisa – como é o caso dos materiais inteligentes e estruturas porosas. A idealização segue a tendência atual da aviação de buscar alternativas que diminuam a emissão de gases, o consumo de combustível e até mesmo o barulho produzido durante o voo – e, claro, aumentem o conforto de quem viaja de avião.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter