Brasil oferece aviões de treino Tucano a Moçambique

Macauhub Portuguese

A Presidente do Brasil já sancionou a oferta de três aviões de treino Tucano (Embraer EMB-312) a Moçambique, faltando apenas a aprovação do Congresso Nacional, disse quarta-feira em Maputo o ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim.

O ministro brasileiro disse ainda que Moçambique poderá ainda comprar aviões de ataque Super Tucano e um simulador de manobras navais ao Brasil, podendo “contar com financiamento a médio e longo prazo do Brasil para adquirir três aviões Super Tucano (Embraer EMB-314).”

“Se Moçambique confirmar o interesse manifestado no passado de adquirir três aviões de ataque, que são relativamente caros, há possibilidade de financiamento a médio e longo prazo”, afirmou o ministro brasileiro.

Celso Amorim anunciou a “oferta brasileira de contribuir para a estrutura naval de Moçambique”, num programa que se deverá traduzir no envio de uma missão, no início de Abril, “para analisar algumas bases navais”, como a de Pemba e de Maputo.

O ministro brasileiro considerou ainda que “as necessidades de protecção e defesa dos recursos naturais em Moçambique são muito grandes”, referindo-se ao reforço de cooperação que os dois países pretendem empreender.

Os interesses económicos do Brasil em Moçambique estão sobretudo centrados nas áreas dos recursos minerais, através da mineira Vale Moçambique, e agrícola, com o projecto ProSavana, que envolve também o Japão. (macauhub)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter