Organizações militares do Nordeste recebem novos comandantes

Em janeiro, cinco Organizações Militares localizadas em Recife (PE) e em Salvador (BA) realizaram a troca de comando. Veja quem chega e quem sai no Esquadrão Orungan, no Hospital de Aeronáutica de Recife, no Gabinete do II Comando Aéreo Regional, na Prefeitura de Aeronáutica de Recife e no Segundo Serviço Regional de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos
 
HARF
 
No dia 15 de janeiro de 2014, o Tenente Coronel Médico Jan Emidio Justi assumiu a Direção do Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF) no lugar do Coronel Médico Joseilson Angelino Vilela Sá Barreto, que se despediu do serviço ativo através do ato de passagem de Oficial para a reserva.
 
O Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Wiliam de Oliveira Barros presidiu a cerimônia, que também contou com a presença do Comandante Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Carlos Terciotti; e do Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Jorge Marones de Gusmão.
 
O novo Diretor do HARF é ginecologista e obstetra, especialista em Auditoria e em Administração Hospitalar, possui ainda MBA em Gestão em Saúde pela Universidade Federal Fluminense.
 
ESQUADRÃO ORUNGAN

No dia 17 de janeiro, o Tenente-Coronel Aviador Fábio Luís Morau transmitiu o cargo de Comandante do Esquadrão Orungan (1°/7° GAV) ao Tenente-Coronel Aviador Antonio Ferreira de Lima Júnior.  A solenidade realizada na Base Aérea de Salvador (BASV) foi presidida pelo Major-Brigadeiro do Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos, comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) e presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônia (COMARA).

 
O evento contou ainda com a presença do Brigadeiro do Ar Carlos José Rodrigues de Alencastro, Comandante da Segunda Força Aérea, além de diversas autoridades civis e militares.
 
O Tenente-Coronel Aviador Morau permaneceu à frente do 1°/7° GAV por um ano. O novo Comandante é natural de Recife (PE), ingressou na FAB em março de 1987 e possui mais de 2.000 horas vôo.
 
Com as aeronaves P-3 Orion, o Esquadrão Orungan é também conhecido como guardião do pré-sal. Além de estratégico para proteção costeira e marítima do país, tem um papel determinante nas missões de busca e salvamento no Atlântico Sul, onde o Brasil é também responsável pelas missões de busca e salvamento numa área com mais de seis milhões de quilômetros quadrados.
 
II COMARGABINETE DO II COMAR
 
Na segunda-feira (20/01), o chefe do gabinete do II Comando Aéreo Regional (II COMAR), Coronel Intendente Renato Gomes da Conceição passou o cargo ao Coronel Intendente Alexandre Aldir Soares Paes, que chegou da Diretoria de Intendência, localizada em Brasília.
 
O Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando Dutra Bastos, Comandante do II COMAR, presidiu a cerimônia e ressaltou durante seu discurso o caráter dinâmico da Força Aérea. “A FAB vive nesta data mais um de seus ciclos gerenciais de mudança de comando, fruto da dinamicidade de sua estrutura e da busca da máxima interação dos atributos de seus oficiais com as qualificações necessárias à cada cargo”.
 
PARF e SERIPA II
 
Ainda na mesma cerimônia, a Prefeitura de Aeronáutica de Recife também recebeu um novo comandante. O Coronel Intendente Luiz Cláudio Freitas de Oliveira passou o cargo de prefeito para o Coronel Intendente Moisés Fernando de Siqueira Freitas.
 
No Serviço Regional de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), o Tenente-Coronel Aviador Luis Claudio Veloso Gonçalves foi substituído pelo Tenente-Coronel Aiador Sérgio Machado de Azevedo, que veio do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), localizado em Brasília.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter