FAB afasta controladores após avião fazer manobra para evitar batida no ar

A Força Aérea Brasileira (FAB) afastou controladores de voo após um avião da Azul ser forçado a realizar uma manobra de emergência para evitar a colisão no ar com outra aeronave na tarde desta quinta-feira (19). De acordo com a companhia aérea, o avião saía do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), sentido Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, quando foi obrigado a desviar a rota. A FAB não informou qual era o outro avião envolvido, nem a data do afastamento e o local de trabalho dos controladores afastados.

Por meio de nota, a Aeronáutica confirmou o ocorrido e disse que instaurou uma investigação para apurar os fatores que contribuíram para o incidente. De acordo com o órgão, os profissionais envolvidos foram afastados preventivamente até a conclusão da apuração, que corre pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

A Azul Linhas Aéreas, também por meio da assessoria de imprensa, afirmou que o desvio de rota do voo 5114 Viracopos-Santos Dumont foi necessário porque uma segunda aeronave vinha em rota próxima à do avião da companhia. Em nota, a empresa afirmou, por fim, que “essa é uma ação preventiva e visa conferir a segurança de suas operações”.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que foi comunicada sobre o fato, mas que a apuração é responsabilidade da Aeronáutica, que deve encaminhar à agência um relatório final sobre as conclusões das causas do incidente. A FAB informou que não há um prazo para concluir o procedimento investigatório e salientou que a apuração não tem caráter punitivo, mas sim visa evitar que ocorrência semelhante volte a acontecer.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter