SENAI-SP – Professores recebem treinamento da Price Induction


 

Nota DefesaNet,

Leia matériua relacionada

AVIONICOS – SENAI-SP inaugura Escola Móvel Link

O editor

Professores do SENAI-SP receberam em outubro em São Carlos – SP o treinamento para a operação da recém-adquirida estação avançada de montagem e desmontagem de um turborreator aeronáutico WESTT-SE-HP da Price Induction.
 
“O mercado aeronáutico está precisando hoje de profissionais proativos e prontos para atuar em aeronaves e sistemas de última geração, já no momento do ingresso na vida profissional. A formação de técnicos em motores antigos ou acidentados, muitas vezes da década de 70, está chegando ao seu limite”, diz Clecios Vinícius Batista, coordenador do Projeto de Aviação do Senai.
 
A estação WESTT-SE-HP é composta pelo conjunto de alta pressão de um turbofan DGEN 380, motor ideal para um treinamento versátil, pois possui o tamanho de uma turbina de helicóptero, a arquitetura de um turbofan da aviação comercial e o desempenho de um turborreator da aviação geral. Ela é fornecida com todas as ferramentas específicas e padrões necessárias para a montagem e desmontagem completa do conjunto, armazenadas numa bancada volante de padrão aeronáutico. A sequencia de operações pode ser visualizada através de animações em 3D nas quais o aluno pode efetuar cortes ou medidas, familiarizando-se também com conceitos de desenho técnico.
 
“Como o mercado está em permanente evolução, a utilização de equipamentos didáticos modernos e o aperfeiçoamento contínuo dos professores permite ao SENAI-SP capacitar os futuros mecânicos aeronáuticos em tecnologias mais avançadas, habilitando-os a lidar com os novos desafios do setor aéreo“ diz Stéphane Brand, diretor da Price Induction Brasil.
 
Sobre o SENAI e o SENAI SP
 
Ao longo de 70 anos de história, o SENAI projetou-se como a maior instituição de educação profissional e tecnológica da América Latina. Presente em todas as unidades da Federação, apoia empresas de uma extensa gama de setores industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de Serviços técnicos e tecnológicos. As ações formativas realizadas em suas escolas, nas empresas ou a distância alcançam os três níveis da educação profissional — básico, técnico e tecnológico —, formando jovens para o primeiro emprego e provendo educação continuada para os profissionais já inseridos no mercado de trabalho. Os serviços técnicos e tecnológicos oferecidos pelo SENAI incluem assessoria, consultoria, pesquisa aplicada, design, serviço laboratorial e informação tecnológica.
 
O SENAI-SP tem contribuído com parcela muito expressiva da produção do SENAI nacional por meio de cursos de aprendizagem, técnico, superior e de pós-graduação, bem como de programas de formação inicial e continuada e de educação a distância.

Em diversos casos, as ações educativas são promovidas em parceria com entidades dos setores público e privado, ampliando o poder de penetração da instituição.

Refletindo a diversidade e a pujança da indústria paulista, o SENAI marca presença em um grande número de localidades do Estado de São Paulo, atendendo setores industriais representados no território paulista. São hoje 164 unidades de ensino próprias, entre escolas fixas e móveis.

 
Sobre a Price Induction
 
A Price Induction é uma empresa francesa, que desenvolve e fabrica turbofans leves, de arquitetura corpo duplo e fluxo duplo, configuração hoje em dia a mais usada na aviação comercial. Com escritórios no Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a Price Induction foi diretamente apoiada pelo grupo Safran, uma das empresas líderes mundiais na fabricação de turborreatores.

As turbinas produzidas pela Price Induction deverão revolucionar o mercado da aviação geral e executiva leve nos próximos anos, podendo motorizar aeronaves, tripuladas ou não (VANTs), de última geração. Não existe no mundo outra turbina com consumo tão baixo nas suas condições de vôo.

Após mais de dez anos de experiência em concepção e fabricação de turbinas aeronáuticas, a Price Induction desenvolveu uma linha de produtos chamada WESTT (Whole Engine Simulator Turbine Technology), dedicados ao ensino em universidades e escolas técnicas especializadas.

As bancadas didáticas (Linha WESTT) já são utilizadas nas grandes instituições de ensino da França – Arts et Métiers Paris Tech, Centre de Bordeaux – Talence, IPB/Einserb – Matmeca, Université de Bordeaux 1/CR-IMA e ESTIA, nos EUA – Georgia Tech e NASA, no Oriente Médio – Universidade de Balamand no Líbano e já iniciaram sua trajetória no Brasil através de instituições como SENAI SP e a tradicional escola de aviação EWM – Aviation Ground School em São Paulo/SP.

A Price Induction Brasil está estrategicamente localizada em São José dos Campos, SP

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter