OPERACIONAL – Equipe de Controle Radiológico da FAB atua durante exercício de emergência nuclear

A Equipe de Controle Radiológico (ECR) constituída por especialistas do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), pertencente ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), participou, em conjunto com a Equipe de Controle Médico (ECM) e com o efetivo da Base Aérea de Santa Cruz (BASC), de um exercício geral de emergência nuclear da Usina de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. No treinamento, sob coordenação do III COMAR, a FAB atuou em ações preventivas e confirmatórias para proteção dos tripulantes e das aeronaves envolvidas em missões de apoio em acidentes nucleares ou radiológicos.
 
As atuações preventivas foram realizadas por meio de um treinamento da ECR no acompanhamento da simulação da pluma radioativa, realizado com o apoio da CNEN. A atuação confirmatória ocorreu por meio do acompanhamento da missão de voo por um técnico da ECR, responsável por fazer o controle dosimétrico e de contaminação da tripulação e dos materiais e passageiros transportados pela aeronave da FAB. Houve também uma simulação de transporte de radioacidentado e dois exercícios de recebimento, em Santa Cruz, das aeronaves que partiram para missões na simulação de emergência de Angra dos Reis.
 
O efetivo da base e a ECR realizaram o acompanhamento e recebimento da aeronave potencialmente contaminada, sua escolta, o isolamento e sinalização da área, o monitoramento da tripulação e da aeronave e sua posterior liberação após constatar-se a não existência de contaminação radioativa.
 
O exercício conjunto preventivo é fundamental para garantir a integridade e disponibilidade dos recursos humanos e materiais da FAB em uma situação de envolvimento de missões em áreas de risco radiológico.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter