TRÁFEGO AÉREO – Seminário aborda benefícios e inovações do Programa SIRIUS

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realiza entre 14 e 17 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ), o Seminário ATM Sirius Brasil – Impulsionando o Desenvolvimento do ATM Nacional. Gratuito e aberto ao público, o evento vai apresentar os temas relacionados ao desenvolvimento do gerenciamento de tráfego aéreo no país, com uma visão prospectiva para o ano de 2023. As inscrições estão abertas até o dia 1°.
 
Informações e inscrições: www.decea.gov.br/eventos/seminarioatm
 
O foco será o programa Sírius Brasil, que propicia maior eficiência ao gerenciamento do tráfego aéreo no Brasil, com redução no tempo de voo, consumo de combustível, poluição do meio ambiente e ruído em torno dos aeroportos. A chamada Navegação Baseada em Performance (PBN, da sigla em inglês Performance Based Navigation), já está em operação nas áreas terminais de Brasília e do Recife.
 
O Programa propõe ainda o aumento da eficiência da gestão do tráfego aéreo, melhor atendimento aos usuários do transporte aéreo e mais investimentos em tecnologia de comunicação, segurança e vigilância. Também viabilizará a redução da carga de trabalho de controladores e pilotos e a diminuição de custos para os operadores de aeronaves e para os provedores dos serviços de navegação aérea.
 
O Sírius contempla ainda o sistema de vigilância baseado em Multilateração em Vitória, o Sistema de Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão (ADS-B), na Bacia Petrolífera de Campos e testes do Sistema de Aumentação Baseado em Solo (GBAS), em andamento no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, o Galeão.
 
O Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (Sagitario), também está entre as ações do DECEA para modernização da navegação aérea no Brasil. 
 
A expectativa do DECEA é reunir no seminário empresas aéreas, associações de classe envolvidas no transporte aéreo e aviação geral, controladores de tráfego aéreo, pilotos, profissionais ligados à infraestrutura de tráfego aéreo, gerentes ATM, empresas de infraestrutura aeroportuária e instituições de ensino superior ligadas à aérea. A ideia é debater temas como o uso de satélites na gestão do tráfego aéreo, comunicação digital e gestão estratégica da navegação aérea.
 
Veja no vídeo abaixo como funciona o programa Sírius.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter