Esquadrão Pantera da FAB realiza missão com Comandos do Exército

O Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV), o Esquadrão Pantera da Força Aérea Brasileira (FAB), participou, nesta quarta-feira (18/09), de uma ação conjunta com militares do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARASAR) e dos Comandos do Exército Brasileiro. O objetivo da missão era realizar uma infiltração das tropas para destruir um suposto radar inimigo, a fim de auxiliar a Força Aérea Componente. O transporte foi feito por três aeronaves H-60 Black Hawk.

A equipe embarcou nas aeronaves H-60 Black Hawk, às 20h, na Base Aérea de Santa Maria (RS), e foi levada a uma região distante 12 a 15 km do alvo no território do inimigo. O Blackhawk é o maior e mais pesado helicóptero militar em operação no Brasil, e participa de exercícios militares e missões reais, como busca e resgate, transporte de tropas e ajuda humanitária. Na escuridão total da noite do Rio Grande do Sul, o aliado dos militares eram os óculos de visão noturna (Night Vision Google – NVG).

A ação começou com o treinamento dos Comandos e do PARASAR na Vigésima Nona Brigada de Infantaria Blindada (29º BIB). Os Comandos realizaram um treinamento no campo de instrução da unidade militar no dia anterior ao ataque simulado. O exercício começou com a ação do caçador, que atingiu um alvo estratégico para que os demais militares atacassem o local. O objetivo principal de ações como estas, quando realizadas por militares de Operações Especiais é cercar, atacar e destruir o alvo inimigo.

A missão termina nesta quinta-feira (19/09), com a retirada das tropas do local.

Leia também: Operações Especiais do Exército realizam treinamento na Operação Laçador

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter