FAB – Militares aprimoram técnicas de atendimento a vítimas de acidentes aeronáuticos

A II Reciclagem de Atendimento Pré-Hospitalar Militar, realizada entre 8 a 12 de abril, reuniu 21 militares do Esquadrão Pelicano (2°/10° GAV) e do PARASAR (Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento). O foco do curso é a atualização de conhecimento dos profissionais especializados em busca e resgate, como técnicas de atendimento de trauma e resgate de vítimas aeronáuticas e vítimas em combate.Segundo o coordenador do evento, Capitão Médico Mauro Pascale, médico do Esquadrão Pelicano, esta é a oportunidade de aprimorar o conhecimento dos militares para intervir nas vítimas de acidentes aeronáuticos, encontradas em ocorrências do Alerta SAR Brasil e, naturalmente, nas missões de Operações Especiais.

O curso foi realizado no Laboratório de Habilidades do Esquadrão Pelicano. Um espaço destinado ao treinamento prático das técnicas de intervenção básica, como a estabilização da vítima, verificação dos sinais vitais, e avançada de vítimas. Simuladores de vias aéreas, manequins de punção venosa, desfibriladores de treinamento acionados por controle remoto, são apenas alguns recursos disponíveis para as oficinas.

A parte prática  do curso, incluiu a aeronave A-29 Super Tucano do Esquadrão Flecha (3º/3º GAV), que serviu de cenário para simular a retirada de um acidentado dos destroços da aeronave. Instruções e conceitos utilizados na condução em Missões de Paz da ONU. Os participantes do curso também se familiarizaram com os modernos equipamentos de UTI Aérea empregados no SC-105 Amazonas e no helicóptero H-1H do 2°/10° GAV.

Resgate aeromédico – O curso serviu para troca de experiências sobre a medicina de desastre. O Capitão-Aviador Schwarz, do Esquadrão Onça (1º/15º GAV), e o Tenente Médico Paulo Caruso, do Esquadrão de Saúde da Base Aérea de Santa Maria (BASM), militares que participaram do resgate as vítimas do incêndio de Santa Maria (RS), no início deste ano, apresentaram painéis estatísticos e ilustrativos acerca das operações aéreas e assistência médica, respectivamente.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter