Ministro da Defesa visita COMAEX 2025 em Brasília

Exercício conduzido pela Força Aérea reúne Marinha, Exército e Aeronáutica para fortalecer interoperabilidade e prontidão conjunta.

Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet

O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, visitou, nesta terça-feira (23/09), o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília (DF), para acompanhar o Exercício COMAEX 2025. A visita contou, ainda, com a participação de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica.

O Exercício teve início no dia 10/09 e será finalizado na próxima sexta-feira (26/09), no Centro Conjunto de Operações Aeroespaciais (CCOA). O treinamento reúne a Marinha do Brasil (MB), o Exército Brasileiro (EB) e diversas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB), com o objetivo de fortalecer a interoperabilidade e a capacidade aeroespacial do país.

Durante a visita, o ministro destacou os avanços obtidos a cada edição do Exercício e a relevância da integração entre as Forças Armadas para atuarem de forma coesa e eficiente em defesa da soberania nacional.

O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, reforçou que o COMAEX representa mais do que um exercício operacional. “É a expressão concreta da capacidade da Força Aérea de antecipar o futuro e transformar prontidão em estratégia. Ao simular conflitos contemporâneos e testar nossas capacidades em ambiente altamente dinâmico, preparamos nossos militares para atuar com eficiência, interoperabilidade e consciência em um cenário de operações reais”, destacou.

No período da tarde, o COMAE também recebeu a visita de Oficiais-Generais da reserva, que puderam conhecer de perto a estrutura do treinamento, acompanhar parte das atividades e trocar experiências com os militares envolvidos. A presença dos veteranos reforçou a valorização da memória institucional e a importância da integração entre diferentes gerações das Forças Armadas.

Estrutura do Exercício

O COMAEX 2025 é conduzido em dois eixos: a Direção do Exercício, responsável pelo planejamento, coordenação e avaliação; e a Força Aérea Componente (FAC), que executa o emprego do Poder Aeroespacial nos cenários simulados.

As equipes percorrem todas as fases de uma campanha aeroespacial, do planejamento operacional à execução tática. Nesse processo, os problemas enfrentados abrangem situações complexas, como ataques cibernéticos, missões de busca e resgate, apoio a desastres humanitários e operações conjuntas em diferentes domínios.

Integração com a Operação Atlas

O exercício também serve como preparação para a Operação Atlas, uma das principais atividades de adestramento conjunto do Ministério da Defesa. Ao simular cenários contemporâneos de guerra, o COMAEX reforça a superioridade aérea e o emprego integrado do Poder Aeroespacial em apoio às operações conjuntas e combinadas.

Realizado anualmente, o COMAEX capacita militares para o planejamento e a condução de Operações Aeroespaciais, garantindo que o efetivo esteja pronto para atuar com eficiência, precisão e segurança diante de situações reais.

Fotos: Sargento Viegas / CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter