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Jato Falcon em uma classe à parte

Amadeo Gattieri

Ter mais espaço sempre é bom. Essa é a filosofia do Falcon 2000S, que está sendo lançado pela Dassault para competir no mercado de jatos executivos médios, hoje disputado por aeronaves como o Gulfstream G250 e o Bombardier Challenger 300. O grande diferencial do 2000S é o tamanho da cabine. Com 1,88 metro de altura, 2,3 metros de largura e 8 metros de comprimento, ela é a maior da categoria e inclui poltronas para 10 passageiros.

Apesar do tamanho, o novo jato é econômico. Segundo a Dassault, consome 10% menos combustível do que os concorrentes, o que contribui para reduzir seu custo operacional e também é bom para o ambiente – vem com motores Pratt & Whitner, que emitem 20% menos poluentes. Graças a isso, a autonomia do jato é de 6.200 km, suficiente para ir de Nova York a Londres sem reabastecer.

O 2000S foi projetado para voar a 41 mil pés de altura, mais alto do que os aviões comerciais, e sua velocidade máxima é de 685 km/h. Ele também tem características aerodinâmicas e um sistema de freio automático que ajudam o piloto em aterrissagens difíceis, como nas pistas dos aeroportos de Heathrow (Londres) e Santos-Dumont (Rio de Janeiro).

O interior é assinado pelo BMW Designworks, estúdio de design da BMW, e inclui um sistema de entretenimento digital com tocador de Blu-ray e monitores individuais de 19 polegadas. Outro detalhe interessante está nas janelas, que possuem cortinas eletrônicas e podem ser abertas ou fechadas por meio de um aplicativo de iPad – que também controla a iluminação da cabine.

O Falcon 2000S custa US$ 25 milhões (R$ 39,9 milhões), e os primeiros serão entregues em 2013.

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