Search
Close this search box.

Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil auxiliam na liberação de terras da ameaça de minas antipessoal na Colômbia

No dia 24 de julho, foi realizada uma solenidade alusiva à liberação de mais três municípios da ameaça de Minas Antipessoal, no povoado de Los Palmitos, Departamento de Sucre, na Colômbia.

Na ocasião, o Comandante de Infatería de Marina da Armada da República da Colômbia (ARC) agradeceu o trabalho desenvolvido pelos oficiais da Marinha do Brasil (MB).

Estiveram presentes na cerimônia autoridades das Ações Integrais contra as Minas Antipessoal na Colômbia (AICMA), sendo a Marinha do Brasil representada pelo CC (FN) Thiago Caldas Soares, Instrutor Convidado de Desminagem Humanitária no Centro de Entrenamiento y Capacitacion para Operaciones de Paz (CENCOPAZ) da ARC.

A MB apoia o desenvolvimento do Programa de Desminagem Humanitária da ARC desde o ano de 2015, por meio de um acordo bilateral, enviando dois oficiais Fuzileiros Navais peritos em artefatos explosivos, que contribuem com o processo de desenvolvimento e normatização dos Procedimentos Operativos, formação e requalificação dos desminadores dos Infantes de Marina da ARC.

Este projeto já formou 366 desminadores, conta com um nível de aprovação e certificação por parte da Organização dos Estados Americanos (OEA) de 94%, livrando da ameaça do flagelo das Minas Antipessoal e Artefatos Explosivos oito municípios, o que corresponde a 511.668 m² de área desminada, sem acidente com o pessoal envolvido nas operações.

Capita?o-Tenente (FN) Rodrigo Pacheco de Vargas ministra instrução sobre o Detector de Metais Vallon VMH3CS para desminador colombiano

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter