O Evento, acontece nos dias 08 e 09/12, também fomentou discussões sobre o avanço de projetos e ações estratégicas do Comando da Aeronáutica
Agência Força Aérea, Tenente Myrea Calazans
Com o intuito de fomentar debates sobre o aperfeiçoamento dos eixos da governança organizacional da Força Aérea Brasileira (FAB) e discutir o avanço de projetos estratégicos do Comando da Aeronáutica (COMAER), está sendo realizada, entre os dias 08 e 09/12, na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF), a terceira edição da Avaliação Periódica Institucional e de Monitoramento da Aeronáutica (APRIMORAR).
A abertura do evento foi presidida pelo Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, sendo recebido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, com a presença dos Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica e demais Oficiais-Generais da FAB.
“A essência da governança está aqui, todos estão aqui e, principalmente a totalidade das ações de gestão, que também afeta os nossos Oficiais-Generais“, destacou o Comandante da Aeronáutica.
Sob a orientação do Alto-Comando da Aeronáutica, a FAB tem implementado modernas práticas de liderança, estratégia e controle, assegurando que suas entregas à sociedade brasileira sejam constantemente avaliadas, monitoradas e direcionadas.
Nesse contexto, o APRIMORAR tem como foco o fortalecimento da gestão organizacional, monitorar todos os seus setores, identificar pontos críticos e alinhar as ações com as diretrizes do COMAER, garantindo o cumprimento eficiente da missão institucional e a prontidão operacional, especialmente em cenários críticos como as enchentes no Rio Grande do Sul em 2024.
O evento é uma oportunidade de discutir e implementar melhorias contínuas em áreas como ensino, infraestrutura e gestão de riscos, com intuito de inovar e otimizar os processos da FAB.
Ao longo dos dois dias, diversas Organizações Militares da FAB tiveram a oportunidade de avaliar e monitorar as ações estratégias delineadas pelas diretrizes do Comandante da Aeronáutica referente ao ciclo de 2024-2025, com vistas ao planejamento de 2026.
Na oportunidade, também se procedeu à discussão de aprimoramentos contínuos em áreas como ensino, infraestrutura e gestão de riscos, visando à inovação e à otimização dos processos no âmbito da FAB.
Entre as Unidades presentes na reunião, destaca-se o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Comando de Preparo (COMPREP), Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Comando-Geral de Apoio (COMGAP), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) e Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR).



Alto-Comando
O Alto-Comando da Aeronáutica é o órgão encarregado de assessorar o Comandante nas suas atribuições de direção e gestão da Força, cabendo, também, apreciar os assuntos de interesse da FAB, elaborar as listas de escolhas para promoção aos postos de Oficiais-Generais e assessorar o Comandante nos assuntos relativos à Política Militar Aeronáutica.
Fotos/Vídeo: Sargento Vanessa Sonaly/ CECOMSAER





















