Durante o encontro, foi firmado o Programa de Atividades Bilaterais a ser desenvolvido entre as duas Forças Aéreas para os anos de 2026 e 2027
EMAER, Agência Força Aérea: por Tenente Iamara Rocha E Tenente Wanessa Liz
O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), em Brasília (DF), recebeu, nos dias 16 e 17/09, a comitiva do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa (FAP) para a XII Reunião Bilateral. O encontro resultou na assinatura do Programa de Atividades Bilaterais que será desenvolvido pelas duas Forças Aéreas no biênio 2026-2027.
Com o objetivo de fortalecer os laços de cooperação e aprofundar a parceria no campo da defesa aeroespacial, a agenda incluiu visitas às instalações do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), do Centro de Operações Espaciais (COPE) e do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), proporcionando uma visão mais ampla das capacidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB).
A delegação portuguesa foi chefiada pelo Subchefe do Estado-Maior da FAP, Major-General Piloto Aviador João Gonçalves. Do lado brasileiro, a reunião foi presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sergio Barros de Oliveira, acompanhado do Chefe da Segunda Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper e demais Oficiais.
“Além de manter os estreitos laços de camaradagem com a Força Aérea Portuguesa, a XIII Reunião Bilateral ampliou as possibilidades de intercâmbio de tripulantes, de utilização comum de equipamentos e de participação em Exercícios Internacionais, solidificando doutrina e o compromisso de desenvolvimento conjunto”, concluiu o Chefe da Segunda Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar Kaipper.
Ao final do segundo dia, o Major-Brigadeiro Sergio e o Major-General Gonçalves formalizaram o compromisso com as atividades bilaterais para 2026-2027, reforçando o intercâmbio de experiências, conhecimentos técnicos e a consolidação dos laços de amizade e colaboração entre as duas instituições.
Fotos: Sargento Batista / EMAER





















