Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica visita instalações do ESCUDO-TÍNIA 2023

Na ocasião, o Oficial-General acompanhou, em tempo real, as ações operacionais e de defesa antiaérea do Exercício

Agência Força Aérea, por Tenente Myrea Calazans

O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini visitou, no dia 03/11, o Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (2º/1º GCC), sediado na Base Aérea de Canoas (BACO), no Rio Grande do Sul (RS), com o objetivo de conhecer e acompanhar as ações e manobras realizadas no Exercício Conjunto Escudo-Tinia 2023.

Na ocasião, o Chefe do EMAER foi recebido pelo Comandante da BACO e Diretor do EXCON Escudo-Tínia 2023, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann, que apresentou detalhes da Operação desde os objetivos até os meios empregados, ações e manobras planejadas. “É uma satisfação muito grande sempre estar presente nesse exercício operacional da Força Aérea Brasileira”, enfatizou o Tenente-Brigadeiro do Ar Fiorentini.

Com uma abordagem voltada, especialmente, para as mudanças estratégicas empregadas nessa edição do treinamento, o Diretor do EXCON Escudo-Tínia 2023, Coronel Aviador Bussmann destacou o uso de multidomínios, em especial, o cyberespaço, a cibernética e a guerra eletrônica (GE) para potencializar as atividades aéreas no Exercício, o que torna o EXCON Escudo-Tínia 2023 ainda mais complexo e tecnológico. “Saímos do contexto do combate direto entre meios aéreos e terrestres e empregamos diversas ações que complementam o uso dos meios aéreos no teatro de operações”, destacou o Diretor do Exercício.

Sobre o tema, o Tenente-Brigadeiro do Ar Fiorentini também pontuou essa ser uma realidade diferente da sua época como Tenente operacional. “Tudo isso mostra a capacidade que nós temos de evolução. Apesar de não vivermos um momento de guerra real, essa é uma maneira de podermos trabalhar, ao mesmo tempo, seja em conjunto com as demais Forças Armadas, seja com as diversas aviações, onde é possível empregar diferentes vetores e otimizar as informações para futuras missões da FAB”, completou.

Após a apresentação, o Oficial-General visitou as instalações que dão suporte ao Exercício, entre elas o Centro de Operações de Artilharia Antiaérea do Exército; duas estruturas de Órgão de Controle de Operações Aéreas Militares (OCOAM), que inclui o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), as Equipes de Ligação de Artilharia Antiaérea (ELAAe) e uma célula de showtime, sob a coordenação da Direção do Exercício (DIREX).

EXCON Tínia 2023 recebe profissionais de imprensa e spotters

As Bases Aéreas de Canoas e de Santa Maria, no Rio Grande do Sul (RS), abriram as portas para profissionais de imprensa acompanharem um dia de treinamento do Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia, que visa o adestramento de militares e de aeronaves da Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea Brasileira (FAB). A atividade foi realizada no sábado (04/11) e contou com a participação de 25 profissionais, dentre jornalistas e fotógrafos.

Na ocasião, o Comandante da Base Aérea de Canoas e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann, realizou uma apresentação sobre os objetivos do EXCON, bem como falou sobre a importância de proporcionar o acesso da imprensa ao treinamento. “É uma forma de estreitar a relação com os profissionais que divulgam nossas ações e explicar de uma forma mais simples todo o trabalho técnico que desenvolvemos não somente nesse Exercício, mas ao longo de todo o ano”, pontuou.

Após a apresentação e a visita da imprensa à área operacional na BACO, o grupo embarcou em um C-105 Amazonas rumo à Base Aérea de Santa Maria (BASM), a partir de onde acompanharam mais um treinamento: o lançamento de paraquedistas do Exército Brasileiro (EB) de uma aeronave da FAB.

Além da expectativa em presenciar pela primeira vez um treinamento desse tipo, o jornalista Naian Maneghetti experimentou outra sensação inédita: voar em uma aeronave. “Tivemos a oportunidade de ver como é a preparação e a ação em si na vida real. Foi um dia muito importante e que vai ficar marcado na minha história profissional. Tenho certeza de que foi uma experiência única”, afirmou.

EXCON Tínia 2023

Este ano, o EXCON conta com a atuação de mais de 1.200 militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e do efetivo de Unidades da FAB distribuídas por todo o País, além do emprego de cerca de 30 aeronaves das aviações de Caça, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), Asas Rotativas e Transporte, a exemplo do F-5M, A-29 Super Tucano, A1-M, KC-390 Millennium, E-99, C-105 Amazonas, RQ-900 e helicópteros H-60 Black Hawk.

Fotos: Capitão Malta/ Tenente Marayane/ Sargento P. Silva (CECOMSAER)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter